Comitê de rotulagem de alimentos se reúne no Paraguai

Segurança alimentar

Encontro do órgão subsidiário do Codex Alimentarius deverá ter a presença de 187 países

O Codex Alimentaruis se reunirá durante a próxima semana, entre os dias 16 a 20, em Assunção, no Paraguai, com o Comitê de Rotulagem de Alimentos (órgão subsidiário) para tratar de rotulagem de alimentos. São esperados representantes de 187 países membros.

O presidente do Codex Alimentarius, Guilherme Costa, explica que “o Comitê de Rotulagem lida com algo muito prático, que é a informação direta ao consumidor e, também, com a autoridade sanitária dos países que participam do comércio internacional.” Essa informação deve ser clara, objetiva e compreensível para o consumidor e trazer a verdade científica do produto, observou.

De acordo com Costa, o Canadá normalmente hospeda as reuniões desse comitê, mas uma das estratégias da nova direção do Codex Alimentarius, é a maior inserção de países em desenvolvimento no organismo. “Também é objetivo nosso torná-lo mais conhecido, difundindo a sua importância e fazer com que alcance do tomador de decisões até o consumidor”, afirmou.

O Codex Alimentarius é reconhecido pela Organização Mundial do Comércio como referência internacional para a solução de disputas sobre segurança alimentar e proteção do consumidor. A organização, criada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Combate à Fome (FAO) elabora padrões que são reconhecidos internacionalmente, códigos de conduta, orientações e outras recomendações relativas a alimentos, produção de alimentos e segurança alimentar.

 

 

Fonte: agricultura.gov.br