Novo site do Siscomex facilita busca por informações de interesse de exportadores e importadores

Endereço é ponto de acesso ao portal único de comércio exterior e fonte oficial do governo junto à OMC

Publicado: 18/09/2019

Lançado na última quarta-feira (11/9) pelo Ministério da Economia, o novo site Siscomex (http://www.siscomex.gov.br/) é o ponto de acesso ao portal único de comércio exterior e a todos os sistemas governamentais necessários para importar ou exportar.

“A mudança tem como objetivo facilitar a busca por informações e serviços públicos de comércio exterior, em um ambiente com visual moderno e navegação intuitiva”, explicou a subsecretária de Facilitação de Comércio da Secretaria de Comércio Exterior, Glenda Lustosa.

O Siscomex está alinhado à atual identidade padrão de comunicação digital do governo federal. Em conformidade com o acordo sobre facilitação de comércio, ele será a fonte oficial do governo brasileiro perante a Organização Mundial de Comércio (OMC) para disponibilizar informações sobre normas, exigências e procedimentos relacionados ao comércio exterior.

Glenda Lustosa esclareceu que a Secretaria de Comércio Exterior e a Secretaria da Receita Federal do Brasil concentrarão informações de interesse do exportador e do importador nesse novo sítio. 

“A legislação pertinente à atuação no comércio exterior, inclusive aquelas de competência dos órgãos anuentes, será mantida e atualizada periodicamente, bem como toda a informação complementar que possa ser útil aos operadores”, destacou.

O portal também apresenta notícias relacionadas ao comércio exterior, manuais, legislação, instruções para integração de sistemas corporativos ao Portal Único e serviço de informações de comércio exterior.

Fonte: economia.gov.br