Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul financia projetos que fortalecem a integração produtiva.

Publicado 29/11/2019

A finalidade do Projeto é contribuir para o desenvolvimento de cadeias produtivas que apliquem inovações ou novas tecnologias em biotecnologia, software electrónico e/ou nanotecnologia com uma projeção à integração produtiva da região. Este Projeto de Internacionalização da Especialização Produtiva (PIEP) foi financiado com recursos não reembolsáveis do Fundo do MERCOSUL (FOCEM) por quase 3 milhões de dólares, além de contribuições locais do Ministério da Indústria (MIEM) do Uruguai.

Entre outros produtos gerados pelo Projeto FOCEM – PIEP destacam-se 47 projetos associativos que receberam assistência técnica e financeira com investimentos entre 5 mil a 100 mil dólares de acordo com os objetivos propostos em cada projeto. Realizaram-se além, oficinas de capacitação que abrangem toas as regiões do país e com o fim de contribuir à incorporação de novas tecnologias. Nesse sentido, foram levadas a cabo missões regionais para empresários e investigadores associados aos projetos com o objetivo de promover a internacionalização dos projetos financiados.

Multitarget, Cervecería del Sur y Biogenesis são algumas das empresas que foram beneficiadas pelo projeto PIEP. Incorporaram tecnologia inovadora e se associaram com outras empresas do MERCOSUL para levar a cabo seus empreendimentos, colaborando deste modo com a criação de cadeias de valor e o fortalecimento da integração.

Fabricação de alimentos, cerveja artesanal e produção de equipamentos médicos

Multitarget é uma empresa uruguaia de fabricação de alimentos, principalmente para exportação. Nos conta seu Diretor, Jorge Brito, que seu principal mercado é o MERCOSUL. A propósito sua ideia é “produzir principalmente”, ressaltou. “O MERCOSUL é fundamental para nós”, comentou o titular da empresa.

Mariana López é Diretora da Cervecería del Sur, uma empresa que produz cerveja artesanal e está localizada em Montevidéu. “Esperamos poder exportar para o Brasil”, nos diz, enquanto nos comenta que é neste país onde adquiriu (graças ao projeto) seus últimos equipamentos, os quais permitem aumentar a produtividade da empresa e a produção de nova variedade de cervejas. “Já enviamos amostras para a Argentina e o Brasil, e gostaram muito”, indicou a diretora.

Associado, graças ao PIEP, com uma empresa argentina, Biogenesis do Uruguai produz dispositivos para equipamentos médicos. “Incorporamos maquinaria que nos permitiu reduzir os tempos de produção, aumentar a produção e com isso incrementamos as vendas”, destacou Jorge Villardino, diretor da empresa. Além disso, indicou que o “MERCOSUL temos uma forte integração, “muitas fábricas da região usam nossos sensores”.

Estes três relatos são apenas uma mostra, já que graças ao FOCEM – Projeto PIEP beneficiaram diretamente 47 projetos que permitiram que se associem empresas do bloco MERCOSUL, gerando sinergias que propiciam, entre outros benefícios, exportar produtos de alto valor agregado e gerar empregos.

Para conhecer mais sobre o projeto PIEP.

Para conhecer mais sobre outros projetos financiados com Fundos do MERCOSUL.

UCIM com dados UTF.

Fonte: mercosur.int