Apex-Brasil é parceira da 1ª Conferência Internacional de Promoção da Integridade

Durante o evento, serão divulgados os vencedores do Prêmio “Empresa Pró-Ética” 2018-2019 e será lançada a nova versão da Cartilha Anticorrupção para empresas exportadoras

Nos dias 12 e 13/12, a Controladoria-Geral da União (CGU) irá realizar, com apoio da Apex-Brasil, a 1ª Conferência Internacional de Promoção da Integridade, na sede da Agência em Brasília. Durante o evento, serão discutidos temas relacionados à implementação de programas de integridade/compliance em organizações públicas e privadas, bem como seus avanços e desafios.  Na ocasião, serão divulgados os vencedores do Prêmio “Empresa Pró-Ética 2018-2019” e também será lançada a nova versão da cartilha anticorrupção para empresas exportadoras, iniciativa conjunta entre a  Agência e a CGU . Representantes de órgãos públicos e privados participam do evento e, representando a Apex-Brasil, estarão presentes os Diretores Edervaldo Teixeira (Gestão Corporativa) e Augusto Pestana (Negócios) e a Gerente de Governança e Compliance, Patrícia Santos.

A Apex-Brasil é membro do Comitê Gestor do Pró-Ética desde 2011, e a realização da premiação da Empresa Pró-Ética 2018-2019 na sede da Agência representa mais um passo para reforçar o comprometimento da Apex-Brasil com a promoção da integridade no ambiente exportador. “A Agência faz parte desse tipo de programa porque esse tema afeta diretamente o ambiente de negócios e a imagem do país, impactando na atração de investimentos e na promoção comercial das exportações brasileiras.”, explica Patrícia.

Além de analisar a candidatura de centenas de empresas que desejam obter o selo de integridade, como parte do Comitê Gestor, a Agência também quer aumentar sua participação na parceria com a CGU em atividades que envolvem compliance. “A partir do próximo ano, o grupo quer ser mais participativo para apoiar a CGU, tanto no âmbito privado quanto no público, em algumas atividades. Um exemplo é a nossa parceria na elaboração da Cartilha Anticorrupção para as empresas exportadoras”, acrescenta.

A primeira Cartilha foi publicada em 2015, com o propósito de conscientizar nossas empresas exportadoras sobre as leis anticorrupção no mundo, a importância de investir em programas de integridade e fomentar a criação de uma cultura de ética e integridade na empresa. Em 2019, ela foi revisada e sua nova versão será lançada no evento, no dia 12/12, no painel “Fomento setorial à implementação de programas de integridade: diferentes estratégias de mobilização”, que contará com a participação da representante da Apex-Brasil, Patrícia Santos.

A partir desse lançamento, a intenção é divulgar a Cartilha ativamente para conscientizar os parceiros e clientes da Agência sobre a importância do programa de integridade e aumentar a competitividade de nossas empresas exportadoras no comércio internacional. “A Agência, dessa forma, contribui para a multiplicação de conhecimento teórico e prático relativo às boas práticas de gestão e à ética, e contribui para um ambiente de negócios mais seguro no nosso país”, ressalta o Presidente, Sergio Segovia.

Fonte: portal.apexbrasil.com.br