Conheça o Plano Estratégico da Anvisa para 2020-2023

Documento expressa a visão de planejamento integrado dos objetivos e resultados da Agência para o próximo quadriênio.

A Anvisa completou duas décadas neste ano e, ao longo desse tempo, vem aprimorando suas práticas e condutas em busca de resultados cada vez mais efetivos para a sociedade. Exemplo disso é a apresentação do Plano Estratégico para o período de 2020 a 2023. 

O documento, resultado de uma construção coletiva, expressa a visão de planejamento integrado dos objetivos e resultados da Agência para o próximo quadriênio, tendo como referência o alinhamento com a Estratégia Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o Plano Plurianual 2020-2023, o Plano Nacional de Saúde (PNS) e a Lei 13.848/2019. 

O Plano foi organizado em quatro partes: introdução, análise, declarações e plano em si. A introdução traz o contexto, a metodologia e a linha do tempo. A análise estratégica compreende o alinhamento da estratégia no longo e no médio prazo, além de desafios e diretrizes iniciais e análise ambiental. A seção relativa a declarações trata da missão, visão, valores e ideias-força. Por último, o plano em si reúne o mapa estratégico, com objetivos, metas e resultados-chave, além de fatores externos. 

Entenda 

O primeiro movimento de reposicionamento estratégico foi realizado em 2010, com um horizonte de dez anos (até 2020). A partir daí foram estabelecidos objetivos, projetos e metas, bem como o mapa estratégico e a cadeia de valor da Agência. 

Em 2015, a Anvisa redefiniu o ciclo de planejamento para quatro anos (2016-2019) com o propósito de afinar o alinhamento estratégico da instituição com o ciclo de planejamento do Governo Federal, fazendo convergir as ações de promoção e proteção da saúde no Plano Plurianual (PPA) e no Plano Nacional de Saúde (PNS). 

Um novo ciclo de atualização da estratégia foi iniciado em 2019, com uma visão de planejamento integrado e um olhar simultâneo de curto, médio e longo prazo, alinhados com a Estratégia Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Endes 2020-2031) e as prioridades do governo brasileiro para os próximos quatro anos (2020-2023). 

A Lei 13.848, de 25 de junho de 2019, também trouxe novidades e estabeleceu um novo modelo de governança, com mudanças nos instrumentos de gestão e planejamento das agências reguladoras. É nesse contexto de qualificação contínua e busca da excelência que foi elaborado o Plano 2020-2023. 

Confira o novo Plano Estratégico da Anvisa para o período de 2020 a 2023

Fonte: anvisa.gov.br