SEÇÃO XV
METAIS COMUNS E SUAS OBRAS

Notas

1. A presente Seção não compreende:

a) as cores e tintas preparadas à base de pó ou palhetas, metálicos, bem como as folhas para marcar a ferro (posições 32.07 a 32.10, 32.12, 32.13 ou 32.15);

b) o ferrocério e outras ligas pirofóricas (posição 36.06);

c) os capacetes e artefatos de uso semelhante, metálicos, e suas partes metálicas, das posições 65.06 e 65.07;

d) as armações de guarda-chuvas e outros artefatos, da posição 66.03;

e) os produtos do Capítulo 71 (por exemplo: ligas de metais preciosos, metais comuns folheados ou chapeados de metais preciosos, bijuterias);

f) os artefatos da Seção XVI (máquinas e aparelhos; material elétrico);

g) as vias férreas montadas (posição 86.08) e outros artefatos da Seção XVII (veículos, embarcações, aeronaves);

h) os instrumentos e aparelhos da Seção XVIII, incluídas as molas de relógios;

ij) os chumbos de caça (posição 93.06) e outros artefatos da Seção XIX (armas e munições);

k) os artefatos do Capítulo 94 (por exemplo: móveis, suportes elásticos para camas, aparelhos de iluminação, cartazes ou tabuletas luminosos, construções pré-fabricadas);

l) os artefatos do Capítulo 95 (por exemplo: brinquedos, jogos, material de esporte);

m) as peneiras manuais, botões, canetas, lapiseiras, penas ou aparos de canetas e outros artefatos do Capítulo 96 (obras diversas);

n) os artefatos do Capítulo 97 (objetos de arte, por exemplo).

2. Na Nomenclatura, consideram-se partes e acessórios de uso geral:

a) os artefatos das posições 73.07, 73.12, 73.15, 73.17 ou 73.18, bem como os artefatos semelhantes de outros metais comuns;

b) as molas e folhas de molas, de metais comuns, exceto molas de relógios (posição 91.14);

c) os artefatos das posições 83.01, 83.02, 83.08 ou 83.10, bem como as molduras e espelhos, de metais comuns, da posição 83.06.

Nos Capítulos 73 a 76 e 78 a 82 (exceto a posição 73.15), a referência às partes não compreende as partes e acessórios de uso geral acima definidos.

Ressalvadas as disposições do parágrafo precedente e da Nota 1 do Capítulo 83, as obras dos Capítulos 82 e 83 estão excluídas dos Capítulos 72 a 76 e 78 a 81.

3. Na Nomenclatura, consideram-se metais comuns: o ferro fundido, o ferro e aço, cobre, níquel, alumínio, chumbo, zinco, estanho, tungstênio (volfrâmio), molibdênio, tântalo, magnésio, cobalto, bismuto, cádmio, titânio, zircônio, antimônio, manganês, berílio, cromo, germânio, vanádio, gálio, háfnio (céltio), índio, nióbio (colômbio), rênio e o tálio.

4. Na Nomenclatura o termo ceramais ("cermets") significa um produto contendo uma combinação heterogênea microscópica de um componente metálico e de um componente cerâmico. Este termo inclui igualmente os metais duros (carbonetos metálicos sinterizados), que são carbonetos metálicos sinterizados com metal.

5. Regras das ligas (excluídas as ferroligas e as ligas-mães, definidas nos Capítulos 72 e 74):

a) as ligas de metais comuns classificam-se com o metal que predomine em peso sobre cada um dos outros componentes;

b) as ligas de metais comuns da presente Seção com elementos nela não incluídos, classificam-se como ligas de metais comuns da presente Seção, desde que o peso total desses metais seja igual ou superior ao dos outros elementos;

c) as misturas sinterizadas de pós metálicos, as misturas heterogêneas íntimas obtidas por fusão (exceto ceramais ("cermets")) e os compostos intermetálicos seguem o regime das ligas.

6. Salvo disposições em contrário, qualquer referência, na Nomenclatura, a um metal comum, compreende igualmente as ligas classificadas com esse metal por força da Nota 5 precedente.

7. Regra dos artefatos compostos:

Salvo disposições em contrário resultantes dos textos das posições, as obras de metais comuns ou como tais consideradas, constituídas de dois ou mais metais comuns, classificam-se na posição das obras correspondentes do metal predominante em peso sobre cada um dos outros metais.

Para aplicação desta regra, consideram-se:

a) o ferro fundido, o ferro e o aço, como constituindo um só metal;

b) as ligas como constituídas, na totalidade de seu peso, pelo metal cujo regime seguem por aplicação da Nota 5;

c) um ceramal ("cermet") da posição 81.13, como constituindo um só metal comum.

8. Na presente Seção consideram-se:

a) Desperdícios e resíduos:

os desperdícios e resíduos metálicos provenientes da fabricação ou do trabalho mecânico de metais, bem como as obras metálicas definitivamente inservíveis como tais (sucata), em conseqüência de quebra, corte, desgaste ou outro motivo.

b) Pós:

os produtos que passem através de uma peneira com abertura de malha de 1mm, em proporção igual ou superior a 90%, em peso.

CAPÍTULO 72
FERRO FUNDIDO, FERRO E AÇO

Notas

 1. Neste Capítulo e, no que se refere às alíneas d), e) e f) da presente Nota, na Nomenclatura, consideram-se:

a) Ferro fundido bruto:

as ligas de ferro-carbono praticamente insuscetíveis de deformação plástica, contendo, em peso, mais de 2% de carbono e podendo ainda conter, em peso, um ou mais elementos nas seguintes proporções:

- 10% ou menos de cromo

- 6% ou menos de manganês

- 3% ou menos de fósforo

- 8% ou menos de silício

- 10% ou menos, no total, de outros elementos.

b) Ferro "spiegel" (especular):

as ligas de ferro-carbono contendo, em peso, mais de 6% e não mais de 30% de manganês e que satisfaçam, relativamente às outras características, à definição da Nota 1-a).

c) Ferroligas:

as ligas em lingotes, linguados, massas ou formas primárias semelhantes, em formas obtidas por vazamento contínuo, em granalha ou em pó, mesmo aglomerados, normalmente utilizadas, quer como produtos de adição na preparação de outras ligas, quer como desoxidantes, dessulfurantes ou em aplicações semelhantes em siderurgia e geralmente insuscetíveis de deformação plástica, contendo, em peso, 4% ou mais de ferro e um ou mais elementos nas proporções seguintes:

- mais de 10% de cromo

- mais de 30% de manganês

- mais de 3% de fósforo

- mais de 8% de silício

- mais de 10%, no total, de outros elementos, exceto carbono, não podendo, todavia, a percentagem de cobre exceder 10%.

d) Aços:

as matérias ferrosas, excluídas as da posição 72.03 que, à exceção de certos tipos de aços produzidos sob a forma de peças moldadas, sejam suscetíveis de deformação plástica e contendo, em peso, 2% ou menos de carbono. Todavia, os aços ao cromo podem apresentar maior proporção de carbono.

e) Aços inoxidáveis:

as ligas de aços contendo, em peso, 1,2% ou menos de carbono e 10,5% ou mais de cromo, com ou sem outros elementos.

f) Outras ligas de aços:

os aços que não satisfaçam à definição de aços inoxidáveis e contendo, em peso, um ou mais dos elementos a seguir discriminados nas proporções indicadas:

- 0,3% ou mais de alumínio

- 0,0008% ou mais de boro

- 0,3% ou mais de cromo

- 0,3% ou mais de cobalto

- 0,4% ou mais de cobre

- 0,4% ou mais de chumbo

- 1,65% ou mais de manganês

- 0,08% ou mais de molibdênio

- 0,3% ou mais de níquel

- 0,06% ou mais de nióbio

- 0,6% ou mais de silício

- 0,05% ou mais de titânio

- 0,3% ou mais de tungstênio (volfrâmio)

- 0,1% ou mais de vanádio

- 0,05% ou mais de zircônio

- 0,1% ou mais de outros elementos (exceto enxofre, fósforo, carbono e nitrogênio (azoto)), individualmente considerados.

g) Desperdícios de ferro ou aço, em lingotes:

os produtos grosseiramente fundidos sob a forma de lingotes sem rebarbas, ou de linguados, que apresentem evidentes imperfeições à superfície e que não satisfaçam, relativamente à sua composição química, às definições de ferro fundido bruto, ferro "spiegel" (especular) ou ferroligas.

h) Granalha:

os produtos que passem através de uma peneira com abertura de malha de 1mm, em proporção inferior a 90%, em peso, e através de uma peneira com abertura de malha de 5mm, em proporção igual ou superior a 90%, em peso.

ij) Produtos semimanufaturados:

os produtos maciços obtidos por vazamento contínuo, mesmo submetidos a uma laminagem primária a quente; e os outros produtos maciços simplesmente submetidos a laminagem primária a quente ou simplesmente desbastados à forja ou martelo, incluídos os esboços de perfis.

Estes produtos não se apresentam em rolos.

k) Produtos laminados planos:

os produtos laminados, maciços, de seção transversal retangular, que não satisfaçam à definição da Nota 1-ij) anterior:

- em rolos de espiras sobrepostas, ou

- não enrolados, de largura igual a pelo menos dez vezes a espessura, quando esta for inferior a 4,75mm, ou de largura superior a 150mm ou a pelo menos duas vezes a espessura, quando esta for igual ou superior a 4,75mm.

Os produtos que apresentem motivos em relevo provenientes diretamente da laminagem (por exemplo: ranhuras, estrias, gofragens, lágrimas, botões, losangos) e os que tenham sido perfurados, ondulados, polidos, classificam-se como produtos laminados planos, desde que aquelas operações não lhes confiram as características de artefatos ou obras incluídos em outras posições.

Os produtos laminados planos, de quaisquer formas (excluídas a quadrada ou retangular) e dimensões, classificam-se como produtos de largura igual ou superior a 600mm, desde que não tenham as características de artefatos ou obras incluídos em outras posições.

l) Fio-máquina:

os produtos laminados a quente, apresentados em rolos irregulares, maciços, com seção transversal em forma de círculo, de segmento circular, oval, de quadrado, retângulo, triângulo ou de outros polígonos convexos (incluídos os círculos achatados e os retângulos modificados, em que dois dos lados opostos tenham a forma de arcos de círculo convexo e os dois outros sejam retilíneos, iguais e paralelos). Estes produtos podem apresentar-se dentados, com nervuras, com sulcos (entalhes) ou com relevos, produzidos durante a laminagem (vergalhões para concreto (betão)).

m)Barras:

os produtos que não satisfaçam a qualquer das definições constantes das alíneas ij), k) e l) acima, nem à de fio, e cuja seção transversal, maciça e constante, tenha a forma de círculo, de segmento circular, oval, de quadrado, retângulo, triângulo ou de outros polígonos convexos (incluídos os círculos achatados e os retângulos modificados, em que dois dos lados opostos tenham a forma de arcos de círculo convexo e os dois outros sejam retilíneos, iguais e paralelos). Estes produtos podem:

- apresentar-se dentados, com nervuras, sulcos (entalhes) ou com relevos, produzidos durante a laminagem (vergalhões para concreto (betão));

- ter sido submetidos a torção após a laminagem.

n) Perfis:

os produtos de seção transversal maciça e constante, que não satisfaçam a qualquer das definições das alíneas ij), k), l) e m) acima, nem à de fio.

O Capítulo 72 não abrange os produtos das posições 73.01 e 73.02.

o) Fios:

os produtos obtidos a frio, apresentados em rolos, com qualquer forma de seção transversal maciça e constante, que não satisfaçam à definição de produtos laminados planos.

p) Barras ocas para perfuração:

as barras ocas de qualquer seção, próprias para fabricação de ferramentas de perfuração, cuja maior dimensão exterior do corte transversal seja superior a 15mm mas não superior a 52mm, e, pelo menos, o dobro da maior dimensão interior (parte oca). As barras ocas de ferro ou aço que não satisfaçam a esta definição classificam-se na posição 73.04.

2. Os metais ferrosos folheados ou chapeados de metal ferroso de composição diferente seguem o regime do metal ferroso predominante em peso.

3. Os produtos de ferro ou aço obtidos por eletrólise, vazamento sob pressão ou por sinterização, são classificados, segundo a sua forma, composição e aspecto, nas posições relativas aos produtos semelhantes laminados a quente.

Notas de Subposições

1. Neste Capítulo consideram-se:

a) Ligas de ferro fundido bruto:

o ferro fundido bruto, contendo um ou vários dos elementos seguintes, nas proporções, em peso, abaixo indicadas:

- mais de 0,2% de cromo

- mais de 0,3% de cobre

- mais de 0,3% de níquel

- mais de 0,1% de qualquer um dos elementos seguintes: alumínio, molibdênio, titânio, tungstênio (volfrâmio), vanádio.

b) Aços não ligados para tornear:

os aços não ligados contendo, em peso, um ou mais dos seguintes elementos nas proporções indicadas:

- 0,08% ou mais de enxofre

- 0,1% ou mais de chumbo

- mais de 0,05% de selênio

- mais de 0,01% de telúrio

- mais de 0,05% de bismuto

c) Aços ao silício, denominados "magnéticos":

os aços contendo, em peso, 0,6% no mínimo e 6% no máximo de silício e 0,08% no máximo de carbono e podendo conter, em peso, 1% ou menos de alumínio, com exclusão de qualquer outro elemento em proporção tal que lhes confira as características de outras ligas de aços.

d) Aços de corte rápido:

as ligas de aço contendo, com ou sem outros elementos, pelo menos dois dos três elementos seguintes: molibdênio, tungstênio e vanádio, com um teor total, em peso, igual ou superior a 7% para o conjunto destes elementos, e contendo 0,6% ou mais de carbono, e de 3% a 6% de cromo.

e) Aços silício-manganês:

as ligas de aços contendo em peso:

- não mais de 0,7% de carbono,

- de 0,5% até 1,9%, ambos inclusive, de manganês, e

- de 0,6% até 2,3%, ambos inclusive, de silício, com exceção de qualquer outro elemento, em proporção tal que lhes confira as características de outras ligas de aços.

2. A classificação das ferroligas nas subposições da posição 72.02 obedece à seguinte regra:

Uma ferroliga considera-se binária e classifica-se na subposição apropriada (se existir) quando só um dos elementos da liga apresente um teor superior à percentagem mínima estabelecida na Nota 1-c) do presente Capítulo. Por analogia, considera-se, respectivamente, ternária ou quaternária quando dois ou três dos elementos da liga apresentem teores superiores às percentagens mínimas indicadas na referida Nota.

Para aplicação desta regra, os elementos não especificamente citados na Nota 1-c) do presente Capítulo e abrangidos pela expressão outros elementos devem, contudo, apresentar individualmente um teor superior a 10% em peso.

Nota Complementar (NC) da TIPI

NC (72-1)Ficam reduzidas a zero as alíquotas do imposto incidentes sobre os produtos do Capítulo, fabricados em conformidade com especificações técnicas e normas de homologação aeronáuticas, quando adquiridos por empresas industriais para emprego na fabricação dos produtos da posição 8802, ou por estabelecimento homologado pelo Comando da Aeronáutica do Ministério da Defesa, especializado em manutenção, revisão e reparo de produtos aeronáuticos, para emprego nos produtos da referida posição.

CÓDIGO NCM

DESCRIÇÃO

ALÍQUOTA (%)

 

I – PRODUTOS DE BASE; PRODUTOS QUE SE APRESENTEM SOB A

FORMA DE GRANALHA OU PÓ

 

 

 

 

72.01

FERRO FUNDIDO BRUTO E FERRO "SPIEGEL" (ESPECULAR), EM LINGOTES, LINGUADOS OU OUTRAS FORMAS PRIMÁRIAS

 

7201.10.00

-Ferro fundido bruto não ligado, contendo, em peso, 0,5% ou menos de fósforo

5

7201.20.00

-Ferro fundido bruto não ligado, contendo, em peso, mais de 0,5% de fósforo

5

7201.50.00

-Ligas de ferro fundido bruto; ferro "spiegel" (especular)

5

 

 

 

72.02

FERROLIGAS

 

7202.1

-Ferromanganês

 

7202.11.00

--Contendo, em peso, mais de 2% de carbono

5

7202.19.00

--Outras

5

7202.2

-Ferrossilício

 

7202.21.00

--Contendo, em peso, mais de 55% de silício

5

7202.29.00

--Outras

5

7202.30.00

-Ferrossilício-manganês

5

7202.4

-Ferrocromo

 

7202.41.00

--Contendo, em peso, mais de 4% de carbono

5

7202.49.00

--Outras

5

7202.50.00

-Ferrossilício-cromo

5

7202.60.00

-Ferroníquel

5

7202.70.00

-Ferromolibdênio

5

7202.80.00

-Ferrotungstênio e ferrossilício-tungstênio

5

7202.9

-Outras

 

7202.91.00

--Ferrotitânio e ferrossilício-titânio

5

7202.92.00

--Ferrovanádio

5

7202.93.00

--Ferronióbio

5

7202.99

--Outras

 

7202.99.10

Ferrofósforo

5

7202.99.90

Outras

5

 

 

 

72.03

PRODUTOS FERROSOS OBTIDOS POR REDUÇÃO DIRETA DOS MINÉRIOS DE FERRO E OUTROS PRODUTOS FERROSOS ESPONJOSOS, EM PEDAÇOS, ESFERAS OU FORMAS SEMELHANTES; FERRO DE PUREZA MÍNIMA, EM PESO, DE 99,94%, EM PEDAÇOS, ESFERAS OU FORMAS SEMELHANTES

 

7203.10.00

-Produtos ferrosos obtidos por redução direta dos minérios de ferro

5

7203.90.00

-Outros

5

 

 

 

72.04

DESPERDÍCIOS E RESÍDUOS DE FERRO FUNDIDO, FERRO OU AÇO; DESPERDÍCIOS DE FERRO OU AÇO, EM LINGOTES

 

7204.10.00

-Desperdícios e resíduos de ferro fundido

NT

7204.2

-Desperdícios e resíduos de ligas de aços

 

7204.21.00

--De aços inoxidáveis

NT

7204.29.00

--Outros

NT

7204.30.00

-Desperdícios e resíduos de ferro ou aço estanhados

NT

7204.4

-Outros desperdícios e resíduos

 

7204.41.00

--Resíduos do torno e da fresa, aparas, lascas ("meulures"), pó de serra, limalhas e desperdícios da estampagem ou do corte, mesmo em fardos

NT

7204.49.00

--Outros

NT

7204.50.00

-Desperdícios em lingotes

5

 

 

 

72.05

GRANALHAS E PÓS, DE FERRO FUNDIDO BRUTO, DE FERRO "SPIEGEL" (ESPECULAR), DE FERRO OU AÇO

 

7205.10.00

-Granalhas

5

7205.2

-Pós

 

7205.21.00

--De ligas de aços

5

7205.29

--Outros

 

7205.29.10

De ferro esponjoso, com um teor de ferro superior ou igual a 98%, em peso

5

7205.29.90

Outros

5

 

 

 

 

II – FERRO E AÇOS NÃO LIGADOS

 

 

 

 

72.06

FERRO E AÇOS NÃO LIGADOS, EM LINGOTES OU OUTRAS FORMAS PRIMÁRIAS, EXCETO O FERRO DA POSIÇÃO 72.03

 

7206.10.00

-Lingotes

5

7206.90.00

-Outros

5

 

 

 

72.07

PRODUTOS SEMIMANUFATURADOS, DE FERRO OU AÇOS NÃO LIGADOS

 

7207.1

-Contendo, em peso, menos de 0,25% de carbono

 

7207.11

--De seção transversal quadrada ou retangular e com largura inferior a duas vezes a espessura

 

7207.11.10

"Billets"

5

7207.11.90

Outros

5

7207.12.00

--Outros, de seção transversal retangular

5

7207.19.00

--Outros

5

7207.20.00

-Contendo, em peso, 0,25% ou mais de carbono

5

 

 

 

72.08

PRODUTOS LAMINADOS PLANOS, DE FERRO OU AÇOS NÃO LIGADOS, DE LARGURA IGUAL OU SUPERIOR A 600mm, LAMINADOS A QUENTE, NÃO FOLHEADOS OU CHAPEADOS, NEM REVESTIDOS

 

7208.10.00

-Em rolos, simplesmente laminados a quente, apresentando motivos em relevo

5

7208.2

-Outros, em rolos, simplesmente laminados a quente, decapados

 

7208.25.00

--De espessura igual ou superior a 4,75mm

5

7208.26

--De espessura igual ou superior a 3mm mas inferior a 4,75mm

 

7208.26.10

Com um limite mínimo de elasticidade de 355MPa

5

7208.26.90

Outros

5

7208.27

--De espessura inferior a 3mm

 

7208.27.10

Com um limite mínimo de elasticidade de 275MPa

5

7208.27.90

Outros

5

7208.3

-Outros, em rolos, simplesmente laminados a quente

 

7208.36

--De espessura superior a 10mm

 

7208.36.10

Com um limite mínimo de elasticidade de 355MPa

5

7208.36.90

Outros

5

7208.37.00

--De espessura igual ou superior a 4,75mm mas não superior a 10mm

5

7208.38

--De espessura igual ou superior a 3mm mas inferior a 4,75mm

 

7208.38.10

Com um limite mínimo de elasticidade de 355MPa

5

7208.38.90

Outros

5

7208.39

--De espessura inferior a 3mm

 

7208.39.10

Com um limite mínimo de elasticidade de 275MPa

5

7208.39.90

Outros

5

7208.40.00

-Não enrolados, simplesmente laminados a quente, apresentando motivos em relevo

5

7208.5

-Outros, não enrolados, simplesmente laminados a quente

 

7208.51.00

--De espessura superior a 10mm

5

7208.52.00

--De espessura igual ou superior a 4,75mm mas não superior a 10mm

5

7208.53.00

--De espessura igual ou superior a 3mm mas inferior a 4,75mm

5

7208.54.00

--De espessura inferior a 3mm

5

7208.90.00

-Outros

5

 

 

 

72.09

PRODUTOS LAMINADOS PLANOS, DE FERRO OU AÇOS NÃO LIGADOS, DE LARGURA IGUAL OU SUPERIOR A 600mm, LAMINADOS A FRIO, NÃO FOLHEADOS OU CHAPEADOS, NEM REVESTIDOS

 

7209.1

-Em rolos, simplesmente laminados a frio

 

7209.15.00

--De espessura igual ou superior a 3mm

5

7209.16.00

--De espessura superior a 1mm mas inferior a 3mm

5

7209.17.00

--De espessura igual ou superior a 0,5mm mas não superior a 1mm

5

7209.18.00

--De espessura inferior a 0,5mm

5

7209.2

-Não enrolados, simplesmente laminados a frio

 

7209.25.00

--De espessura igual ou superior a 3mm

5

7209.26.00

--De espessura superior a 1mm mas inferior a 3mm

5

7209.27.00

--De espessura igual ou superior a 0,5mm mas não superior a 1mm

5

7209.28.00

--De espessura inferior a 0,5mm

5

7209.90.00

-Outros

5

 

 

 

72.10

PRODUTOS LAMINADOS PLANOS, DE FERRO OU AÇOS NÃO LIGADOS, DE LARGURA IGUAL OU SUPERIOR A 600mm, FOLHEADOS OU CHAPEADOS, OU REVESTIDOS

 

7210.1

-Estanhados

 

7210.11.00

--De espessura igual ou superior a 0,5mm

5

7210.12.00

--De espessura inferior a 0,5mm

5

7210.20.00

-Revestidos de chumbo, incluídos os revestidos de uma liga de chumbo-estanho

5

7210.30

-Galvanizados eletroliticamente

 

7210.30.10

De espessura inferior a 4,75mm

5

7210.30.90

Outros

5

7210.4

-Galvanizados por outro processo

 

7210.41

--Ondulados

 

7210.41.10

De espessura inferior a 4,75mm

5

7210.41.90

Outros

5

7210.49

--Outros

 

7210.49.10

De espessura inferior a 4,75mm

5

7210.49.90

Outros

5

7210.50.00

-Revestidos de óxido de cromo, ou de cromo e óxido de cromo

5

7210.6

-Revestidos de alumínio

 

7210.61.00

--Revestidos de ligas de alumínio-zinco

5

7210.69

--Outros

 

7210.69.1

Revestidos de ligas de alumínio-silício

 

7210.69.11

Com peso superior ou igual a 120g/m2 e com conteúdo de silício superior ou igual a 5% porém inferior ou igual a 11%, em peso

5

7210.69.19

Outros

5

7210.69.90

Outros

5

7210.70

-Pintados, envernizados ou revestidos de plásticos

 

7210.70.10

Pintados ou envernizados

5

7210.70.20

Revestidos de plásticos

5

7210.90.00

-Outros

5

 

 

 

72.11

PRODUTOS LAMINADOS PLANOS, DE FERRO OU AÇOS NÃO LIGADOS, DE LARGURA INFERIOR A 600mm, NÃO FOLHEADOS OU CHAPEADOS, NEM REVESTIDOS

 

7211.1

-Simplesmente laminados a quente

 

7211.13.00

--Laminados nas quatro faces ou em caixa fechada, de largura superior a 150mm e de espessura igual ou superior a 4mm, não enrolados e não apresentando motivos em relevo

5

7211.14.00

--Outros, de espessura igual ou superior a 4,75mm

5

7211.19.00

--Outros

5

7211.2

-Simplesmente laminados a frio

 

7211.23.00

--Contendo, em peso, menos de 0,25% de carbono

5

7211.29

--Outros

 

7211.29.10

Com um teor de carbono superior ou igual a 0,25%, mas inferior a 0,6%, em peso

5

7211.29.20

Com um teor de carbono superior ou igual a 0,6%, em peso

5

7211.90

-Outros

 

7211.90.10

Com um teor de carbono superior ou igual a 0,6%, em peso

5

7211.90.90

Outros

5

 

 

 

72.12

PRODUTOS LAMINADOS PLANOS, DE FERRO OU AÇOS NÃO LIGADOS, DE LARGURA INFERIOR A 600mm, FOLHEADOS OU CHAPEADOS, OU REVESTIDOS

 

7212.10.00

-Estanhados

5

7212.20

-Galvanizados eletroliticamente

 

7212.20.10

De espessura inferior a 4,75mm

5

7212.20.90

Outros

5

7212.30.00

-Galvanizados por outro processo

5

7212.40

-Pintados, envernizados ou revestidos de plásticos

 

7212.40.10

Pintados ou envernizados

5

7212.40.20

Revestidos de plásticos

5

7212.50.00

-Revestidos de outras matérias

5

7212.60.00

-Folheados ou chapeados

5

 

 

 

72.13

FIO-MÁQUINA DE FERRO OU AÇOS NÃO LIGADOS

 

7213.10.00

-Dentados, com nervuras, sulcos ou relevos, obtidos durante a laminagem

5

7213.20.00

-Outros, de aços para tornear

5

7213.9

-Outros

 

7213.91

--De seção circular de diâmetro inferior a 14mm

 

7213.91.10

Com um teor de carbono superior ou igual a 0,6%, em peso

5

7213.91.90

Outros

5

7213.99

--Outros

 

7213.99.10

Com um teor de carbono superior ou igual a 0,6%, em peso

5

7213.99.90

Outros

5

 

 

 

72.14

BARRAS DE FERRO OU AÇOS NÃO LIGADOS, SIMPLESMENTE FORJADAS, LAMINADAS, ESTIRADAS OU EXTRUDADAS, A QUENTE, INCLUÍDAS AS QUE TENHAM SIDO SUBMETIDAS A TORÇÃO APÓS LAMINAGEM

 

7214.10

-Forjadas

 

7214.10.10

Com um teor de carbono inferior ou igual a 0,6%, em peso

5

7214.10.90

Outras

5

7214.20.00

-Dentadas, com nervuras, sulcos ou relevos, obtidos durante a laminagem, ou torcidas após a laminagem

5

7214.30.00

-Outras, de aços para tornear

5

7214.9

-Outras

 

7214.91.00

--De seção transversal retangular

5

7214.99

--Outras

 

7214.99.10

De seção circular

5

7214.99.90

Outras

5

 

 

 

72.15

OUTRAS BARRAS DE FERRO OU AÇOS NÃO LIGADOS

 

7215.10.00

-De aços para tornear, simplesmente obtidas ou completamente acabadas a frio

5

7215.50.00

-Outras, simplesmente obtidas ou completamente acabadas a frio

5

7215.90

-Outras

 

7215.90.10

Com um teor de carbono inferior ou igual a 0,6%, em peso

5

7215.90.90

Outras

5

 

 

 

72.16

PERFIS DE FERRO OU AÇOS NÃO LIGADOS

 

7216.10.00

-Perfis em U, I ou H, simplesmente laminados, estirados ou extrudados, a quente, de altura inferior a 80mm

5

7216.2

-Perfis em L ou T, simplesmente laminados, estirados ou extrudados, a quente, de altura inferior a 80mm

 

7216.21.00

--Perfis em L

5

7216.22.00

--Perfis em T

5

7216.3

-Perfis em U, I ou H, simplesmente laminados, estirados ou extrudados, a quente, de altura igual ou superior a 80mm

 

7216.31.00

--Perfis em U

5

7216.32.00

--Perfis em I

5

7216.33.00

--Perfis em H

5

7216.40

-Perfis em L ou T, simplesmente laminados, estirados ou extrudados, a quente, de altura igual ou superior a 80mm

 

7216.40.10

De altura inferior ou igual a 200mm

5

7216.40.90

Outros

5

7216.50.00

-Outros perfis, simplesmente laminados, estirados ou extrudados, a quente

5

7216.6

-Perfis simplesmente obtidos ou completamente acabados a frio

 

7216.61

--Obtidos de produtos laminados planos

 

7216.61.10

De altura inferior a 80mm

5

7216.61.90

Outros

5

7216.69

--Outros

 

7216.69.10

De altura inferior a 80mm

5

7216.69.90

Outros

5

7216.9

-Outros

 

7216.91.00

--Obtidos ou completamente acabados a frio a partir de produtos laminados planos

5

7216.99.00

--Outros

5

 

 

 

72.17

FIOS DE FERRO OU AÇOS NÃO LIGADOS

 

7217.10

-Não revestidos, mesmo polidos

 

7217.10.1

Com um teor de carbono superior ou igual a 0,6%, em peso

 

7217.10.11

Com um teor, em peso, de fósforo inferior a 0,035% e de enxofre inferior a 0,035%, temperado e revenido, flexa máxima sem carga de 1cm em 1m, resistência à tração superior ou igual a 1.960MPa e cuja maior dimensão da seção transversal seja inferior ou igual a 2,25mm

5

7217.10.19

Outros

5

7217.10.90

Outros

5

7217.20

-Galvanizados

 

7217.20.10

Com um teor de carbono superior ou igual a 0,6%, em peso

5

7217.20.90

Outros

5

7217.30

-Revestidos de outros metais comuns

 

7217.30.10

Com um teor de carbono superior ou igual a 0,6%, em peso

5

7217.30.90

Outros

5

7217.90.00

-Outros

5

 

 

 

 

III – AÇOS INOXIDÁVEIS

 

 

 

 

72.18

AÇOS INOXIDÁVEIS, EM LINGOTES OU OUTRAS FORMAS PRIMÁRIAS; PRODUTOS SEMIMANUFATURADOS, DE AÇOS INOXIDÁVEIS

 

7218.10.00

-Lingotes e outras formas primárias

5

7218.9

-Outros

 

7218.91.00

--De seção transversal retangular

5

7218.99.00

--Outros

5

 

 

 

72.19

PRODUTOS LAMINADOS PLANOS, DE AÇOS INOXIDÁVEIS, DE LARGURA IGUAL OU SUPERIOR A 600mm

 

7219.1

-Simplesmente laminados a quente, em rolos

 

7219.11.00

--De espessura superior a 10mm

5

7219.12.00

--De espessura igual ou superior a 4,75mm mas não superior a 10mm

5

7219.13.00

--De espessura igual ou superior a 3mm mas inferior a 4,75mm

5

7219.14.00

--De espessura inferior a 3mm

5

7219.2

-Simplesmente laminados a quente, não enrolados

 

7219.21.00

--De espessura superior a 10mm

5

7219.22.00

--De espessura igual ou superior a 4,75mm mas não superior a 10mm

5

7219.23.00

--De espessura igual ou superior a 3mm mas inferior a 4,75mm

5

7219.24.00

--De espessura inferior a 3mm

5

7219.3

-Simplesmente laminados a frio

 

7219.31.00

--De espessura igual ou superior a 4,75mm

5

7219.32.00

--De espessura igual ou superior a 3 mm mas inferior a 4,75mm

5

7219.33.00

--De espessura superior a 1mm mas inferior a 3mm

5

7219.34.00

--De espessura igual ou superior a 0,5mm mas não superior a 1mm

5

7219.35.00

--De espessura inferior a 0,5mm

5

7219.90

-Outros

 

7219.90.10

De espessura inferior a 4,75mm e dureza superior ou igual a 42 HRC

5

7219.90.90

Outros

5

 

 

 

72.20

PRODUTOS LAMINADOS PLANOS, DE AÇOS INOXIDÁVEIS, DE LARGURA INFERIOR A 600mm

 

7220.1

-Simplesmente laminados a quente

 

7220.11.00

--De espessura igual ou superior a 4,75mm

5

7220.12

--De espessura inferior a 4,75mm

 

7220.12.10

De espessura inferior ou igual a 1,5mm

5

7220.12.20

De espessura superior a 1,5mm, mas inferior ou igual a 3mm

5

7220.12.90

Outros

5

7220.20

-Simplesmente laminados a frio

 

7220.20.10

De largura inferior ou igual a 23mm e espessura inferior ou igual a 0,1mm

5

7220.20.90

Outros

5

7220.90.00

-Outros

5

 

 

 

7221.00.00

FIO-MÁQUINA DE AÇOS INOXIDÁVEIS

5

 

 

 

72.22

BARRAS E PERFIS, DE AÇOS INOXIDÁVEIS

 

7222.1

-Barras simplesmente laminadas, estiradas ou extrudadas, a quente

 

7222.11.00

--De seção circular

5

7222.19

--Outras

 

7222.19.10

De seção transversal retangular

5

7222.19.90

Outras

5

7222.20.00

-Barras simplesmente obtidas ou completamente acabadas a frio

5

7222.30.00

-Outras barras

5

7222.40

-Perfis

 

7222.40.10

De altura superior ou igual a 80mm

5

7222.40.90

Outros

5

 

 

 

7223.00.00

FIOS DE AÇOS INOXIDÁVEIS

5

 

 

 

 

IV – OUTRAS LIGAS DE AÇOS; BARRAS OCAS PARA PERFURAÇÃO,

DE LIGAS DE AÇOS OU AÇOS NÃO LIGADOS

 

 

 

 

72.24

OUTRAS LIGAS DE AÇOS, EM LINGOTES OU OUTRAS FORMAS PRIMÁRIAS; PRODUTOS SEMIMANUFATURADOS, DE OUTRAS LIGAS DE AÇOS

 

7224.10.00

-Lingotes e outras formas primárias

5

7224.90.00

-Outros

5

 

 

 

72.25

PRODUTOS LAMINADOS PLANOS, DE OUTRAS LIGAS DE AÇOS, DE LARGURA IGUAL OU SUPERIOR A 600mm

 

7225.1

-De aços ao silício, denominados "magnéticos"

 

7225.11.00

--De grãos orientados

5

7225.19.00

--Outros

5

7225.20.00

-De aços de corte rápido

5

7225.30.00

-Outros, simplesmente laminados a quente, em rolos

5

7225.40

-Outros, simplesmente laminados a quente, não enrolados

 

7225.40.10

De aço, segundo normas AISI D2, D3 ou D6, de espessura inferior ou igual a 7mm

5

7225.40.90

Outros

5

7225.50.00

-Outros, simplesmente laminados a frio

5

7225.9

-Outros

 

7225.91.00

--Galvanizados eletroliticamente

5

7225.92.00

--Galvanizados por outro processo

5

7225.99.00

--Outros

5

 

 

 

72.26

PRODUTOS LAMINADOS PLANOS, DE OUTRAS LIGAS DE AÇOS, DE LARGURA INFERIOR A 600mm

 

7226.1

-De aços ao silício, denominados "magnéticos"

 

7226.11.00

--De grãos orientados

5

7226.19.00

--Outros

5

7226.20

-De aços de corte rápido

 

7226.20.10

De espessura superior ou igual a 1mm mas inferior ou igual a 4mm

5

7226.20.90

Outros

5

7226.9

-Outros

 

7226.91.00

--Simplesmente laminados a quente

5

7226.92.00

--Simplesmente laminados a frio

5

7226.93.00

--Galvanizados eletroliticamente

5

7226.94.00

--Galvanizados por outro processo

5

7226.99.00

--Outros

5

 

 

 

72.27

FIO-MÁQUINA DE OUTRAS LIGAS DE AÇOS

 

7227.10.00

-De aços de corte rápido

5

7227.20.00

-De aços silício-manganês

5

7227.90.00

-Outros

5

 

 

 

72.28

BARRAS E PERFIS, DE OUTRAS LIGAS DE AÇOS; BARRAS OCAS PARA PERFURAÇÃO, DE LIGAS DE AÇOS OU DE AÇOS NÃO LIGADOS

 

7228.10

-Barras de aços de corte rápido

 

7228.10.10

Simplesmente laminadas, estiradas ou extrudadas, a quente

5

7228.10.90

Outras

5

7228.20.00

-Barras de aços silício-manganês

5

7228.30.00

-Outras barras, simplesmente laminadas, estiradas ou extrudadas, a quente

5

7228.40.00

-Outras barras, simplesmente forjadas

5

7228.50.00

-Outras barras, simplesmente obtidas ou completamente acabadas a frio

5

7228.60.00

-Outras barras

5

7228.70.00

-Perfis

5

7228.80.00

-Barras ocas para perfuração

5

 

 

 

72.29

FIOS DE OUTRAS LIGAS DE AÇOS

 

7229.10.00

-De aços de corte rápido

5

7229.20.00

-De aços silício-manganês

5

7229.90.00

-Outros

5

 

CAPÍTULO 73
OBRAS DE FERRO FUNDIDO, FERRO OU AÇO

 

Notas

1. Neste Capítulo, consideram-se de ferro fundido os produtos obtidos por moldação nos quais o ferro predomina em peso sobre cada um dos outros elementos, e que não correspondam à composição química dos aços, referida na alínea d) da Nota 1 do Capítulo 72.

2. Para os fins do presente Capítulo, consideram-se fios os produtos obtidos a quente ou a frio, cujo corte transversal, qualquer que seja a sua forma, não exceda 16mm na sua maior dimensão.

 

Nota Complementar (NC) da TIPI

NC (73-1) Ficam reduzidas a zero as alíquotas do imposto incidentes sobre os produtos do Capítulo, fabricados em conformidade com especificações técnicas e normas de homologação aeronáuticas, quando adquiridos por empresas industriais para emprego na fabricação dos produtos da posição 8802, ou por estabelecimento homologado pelo Comando da Aeronáutica do Ministério da Defesa, especializado em manutenção, revisão e reparo de produtos aeronáuticos, para emprego nos produtos da referida posição." (NR)

(Vide Decreto nº 5.058, de 2004)

CÓDIGO NCM

DESCRIÇÃO

ALÍQUOTA (%)

73.01

ESTACAS-PRANCHAS DE FERRO OU AÇO, MESMO PERFURADAS OU CONSTITUÍDAS POR JUNÇÃO DE ELEMENTOS REUNIDOS; PERFIS OBTIDOS POR SOLDADURA, DE FERRO OU AÇO

 

7301.10.00

-Estacas-pranchas

5

7301.20.00

-Perfis

10

 

 

 

73.02

ELEMENTOS DE VIAS FÉRREAS, DE FERRO FUNDIDO, FERRO OU AÇO: TRILHOS (CARRIS), CONTRATRILHOS (CONTRACARRIS) E CREMALHEIRAS, AGULHAS, CRÓSSIMAS, ALAVANCAS PARA COMANDO DE AGULHAS E OUTROS ELEMENTOS DE CRUZAMENTOS E DESVIOS, DORMENTES, TALAS DE JUNÇÃO (ECLISSAS*), COXINS DE TRILHO (CARRIL), CANTONEIRAS, PLACAS DE APOIO OU ASSENTAMENTO, PLACAS DE APERTO, PLACAS E TIRANTES DE SEPARAÇÃO E OUTRAS PEÇAS PRÓPRIAS PARA A FIXAÇÃO, ARTICULAÇÃO, APOIO OU JUNÇÃO DE TRILHOS (CARRIS)

 

7302.10

-Trilhos (Carris)

 

7302.10.10

De aço, de peso linear superior ou igual a 44,5kg/m

0

7302.10.90

Outros

0

7302.30.00

-Agulhas, cróssimas, alavancas para comando de agulhas e outros elementos de cruzamentos e desvios

0

7302.40.00

-Talas de junção (eclissas*) e placas de apoio ou assentamento

0

7302.90.00

-Outros

0

 

 

 

7303.00.00

TUBOS E PERFIS OCOS, DE FERRO FUNDIDO

5

 

 

 

73.04

TUBOS E PERFIS OCOS, SEM COSTURA, DE FERRO OU AÇO

 

7304.10

-Tubos dos tipos utilizados em oleodutos e gasodutos

 

7304.10.10

De aços inoxidáveis

5

7304.10.90

Outros

5

7304.2

-Tubos para revestimento de poços, de suprimento ou produção, e tubos de perfuração, dos tipos utilizados na extração de petróleo ou de gás

 

7304.21

--Tubos de perfuração

 

7304.21.10

De aços não ligados

5

7304.21.90

Outras

5

7304.29

--Outros

 

7304.29.10

De aços não ligados

5

7304.29.20

De aços inoxidáveis

5

7304.29.3

De outras ligas de aço não revestidos

 

7304.29.31

De diâmetro exterior inferior ou igual a 229mm

5

7304.29.39

Outros

5

7304.29.90

Outros

5

7304.3

-Outros, de seção circular, de ferro ou de aços não ligados

 

7304.31

--Estirados ou laminados, a frio

 

7304.31.10

Tubos não revestidos

5

7304.31.90

Outros

5

7304.39

--Outros

 

7304.39.10

Tubos não revestidos, de diâmetro exterior inferior ou igual a 229mm

5

7304.39.20

Tubos revestidos, de diâmetro exterior inferior ou igual a 229mm

5

7304.39.90

Outros

5

7304.4

-Outros, de seção circular, de aços inoxidáveis

 

7304.41.00

--Estirados ou laminados, a frio

5

7304.49.00

--Outros

5

7304.5

-Outros, de seção circular, de outras ligas de aços

 

7304.51

--Estirados ou laminados, a frio

 

7304.51.10

Tubos de diâmetro exterior inferior ou igual a 229mm

5

7304.51.90

Outros

5

7304.59

--Outros

 

7304.59.10

Tubos de diâmetro exterior inferior ou igual a 229mm

5

7304.59.90

Outros

5

7304.90

-Outros

 

7304.90.1

De diâmetro exterior inferior ou igual a 229mm

 

7304.90.11

De aços inoxidáveis

5

7304.90.19

Outros

5

7304.90.90

Outros

5

 

 

 

73.05

OUTROS TUBOS (POR EXEMPLO: SOLDADOS OU REBITADOS), DE SEÇÃO CIRCULAR, DE DIÂMETRO EXTERIOR SUPERIOR A 406,4mm, DE FERRO OU AÇO

 

7305.1

-Tubos dos tipos utilizados em oleodutos ou gasodutos

 

7305.11.00

--Soldados longitudinalmente por arco imerso

5

7305.12.00

--Outros, soldados longitudinalmente

5

7305.19.00

--Outros

5

7305.20.00

-Tubos para revestimento de poços, dos tipos utilizados na extração de petróleo ou de gás

5

7305.3

-Outros, soldados

 

7305.31.00

--Soldados longitudinalmente

5

7305.39.00

--Outros

5

7305.90.00

-Outros

5

 

 

 

73.06

OUTROS TUBOS E PERFIS OCOS (POR EXEMPLO: SOLDADOS, REBITADOS, AGRAFADOS, OU COM OS BORDOS SIMPLESMENTE APROXIMADOS), DE FERRO OU AÇO

 

7306.10.00

-Tubos dos tipos utilizados em oleodutos ou gasodutos

5

7306.20.00

-Tubos para revestimento de poços, de suprimento ou produção, dos tipos utilizados na extração de petróleo ou de gás

5

7306.30.00

-Outros, soldados, de seção circular, de ferro ou de aços não ligados

5

7306.40.00

-Outros, soldados, de seção circular, de aços inoxidáveis

5

7306.50.00

-Outros, soldados, de seção circular, de outras ligas de aços

5

7306.60.00

-Outros, soldados, de seção não circular

5

7306.90

-Outros

 

7306.90.10

De ferro ou aços não ligados

5

7306.90.20

De aços inoxidáveis

5

7306.90.90

Outros

5

 

 

 

73.07

ACESSÓRIOS PARA TUBOS (POR EXEMPLO: UNIÕES, COTOVELOS, LUVAS OU MANGAS), DE FERRO FUNDIDO, FERRO OU AÇO

 

7307.1

-Moldados

 

7307.11.00

--De ferro fundido não maleável

5

7307.19

--Outros

 

7307.19.10

De ferro fundido maleável, de diâmetro interior superior a 50,8mm

5

7307.19.20

De aço

5

7307.19.90

Outros

5

7307.2

-Outros, de aços inoxidáveis

 

7307.21.00

--Flanges

5

7307.22.00

--Cotovelos, curvas e luvas (mangas), roscados

5

7307.23.00

--Acessórios para soldar topo a topo

5

7307.29.00

--Outros

5

7307.9

-Outros

 

7307.91.00

--Flanges

5

7307.92.00

--Cotovelos, curvas e luvas (mangas), roscados

5

7307.93.00

--Acessórios para soldar topo a topo

5

7307.99.00

--Outros

5

 

 

 

73.08

CONSTRUÇÕES E SUAS PARTES (POR EXEMPLO: PONTES E ELEMENTOS DE PONTES, COMPORTAS, TORRES, PÓRTICOS, PILARES, COLUNAS, ARMAÇÕES, ESTRUTURAS PARA TELHADOS, PORTAS E JANELAS, E SEUS CAIXILHOS, ALIZARES E SOLEIRAS, PORTAS DE CORRER, BALAUSTRADAS), DE FERRO FUNDIDO, FERRO OU AÇO, EXCETO AS CONSTRUÇÕES PRÉ-FABRICADAS DA POSIÇÃO 94.06; CHAPAS, BARRAS, PERFIS, TUBOS E SEMELHANTES, DE FERRO FUNDIDO, FERRO OU AÇO, PRÓPRIOS PARA CONSTRUÇÕES

 

7308.10.00

-Pontes e elementos de pontes

0

7308.20.00

-Torres e pórticos

0

7308.30.00

-Portas e janelas, e seus caixilhos, alizares e soleiras

5

7308.40.00

-Material para andaimes, para armações (cofragens*) e para escoramentos

5

7308.90

-Outros

 

7308.90.10

Chapas, barras, perfis, tubos e semelhantes, próprios para construções

5

7308.90.90

Outros

5

 

 

 

7309.00

RESERVATÓRIOS, TONÉIS, CUBAS E RECIPIENTES SEMELHANTES PARA QUAISQUER MATÉRIAS (EXCETO GASES COMPRIMIDOS OU LIQUEFEITOS), DE FERRO FUNDIDO, FERRO OU AÇO, DE CAPACIDADE SUPERIOR A 300 LITROS, SEM DISPOSITIVOS MECÂNICOS OU TÉRMICOS, MESMO COM REVESTIMENTO INTERIOR OU CALORÍFUGO

 

7309.00.10

Para armazenamento de grãos e outras matérias sólidas

5

7309.00.90

Outros

5

 

Ex 02 - Recipientes isotérmicos refrigerados a nitrogênio líquido, próprios para sêmen, sangue, tecidos biológicos e outros produtos similares

0

 

 

 

73.10

RESERVATÓRIOS, BARRIS, TAMBORES, LATAS, CAIXAS E RECIPIENTES SEMELHANTES PARA QUAISQUER MATÉRIAS (EXCETO GASES COMPRIMIDOS OU LIQUEFEITOS), DE FERRO FUNDIDO, FERRO OU AÇO, DE CAPACIDADE NÃO SUPERIOR A 300 LITROS, SEM DISPOSITIVOS MECÂNICOS OU TÉRMICOS, MESMO COM REVESTIMENTO INTERIOR OU CALORÍFUGO

 

7310.10.00

-De capacidade igual ou superior a 50 litros

5

 

Ex 02 - Recipientes isotérmicos refrigerados a nitrogênio líquido, próprios para sêmen, sangue, tecidos biológicos e outros produtos similares

5

7310.2

-De capacidade inferior a 50 litros

 

7310.21

--Latas próprias para serem fechadas por soldadura ou cravação

 

7310.21.10

Próprias para acondicionar produtos alimentícios

10

7310.21.90

Outros

10

7310.29

--Outros

 

7310.29.10

Próprios para acondicionar produtos alimentícios

10

7310.29.90

Outros

10

 

Ex 01 - Recipientes isotérmicos refrigerados a nitrogênio líquido, próprios para sêmen, sangue, tecidos biológicos e outros produtos similares

0

 

 

 

7311.00.00

RECIPIENTES PARA GASES COMPRIMIDOS OU LIQUEFEITOS, DE FERRO FUNDIDO, FERRO OU AÇO

10

 

 

 

73.12

CORDAS, CABOS, TRANÇAS (ENTRANÇADOS*), LINGAS E ARTEFATOS SEMELHANTES, DE FERRO OU AÇO, NÃO ISOLADOS PARA USOS ELÉTRICOS

 

7312.10

-Cordas e cabos

 

7312.10.10

De fios de aço revestidos de bronze ou latão

15

7312.10.90

Outros

15

 

Ex 01 - Cordoalha de aço para concreto protendido

5

7312.90.00

-Outros

15

 

 

 

7313.00.00

ARAME FARPADO, DE FERRO OU AÇO; ARAMES OU TIRAS, RETORCIDOS, MESMO FARPADOS, DE FERRO OU AÇO, DOS TIPOS DOS UTILIZADOS EM CERCAS

5

 

 

 

73.14

TELAS METÁLICAS (INCLUÍDAS AS TELAS CONTÍNUAS OU SEM FIM), GRADES E REDES, DE FIOS DE FERRO OU AÇO; CHAPAS E TIRAS, DISTENDIDAS, DE FERRO OU AÇO

 

7314.1

-Telas metálicas tecidas

 

7314.12.00

--Telas metálicas contínuas ou sem fim, para máquinas, de aços inoxidáveis

15

7314.13.00

--Outras telas metálicas contínuas ou sem fim, para máquinas

15

7314.14.00

--Outras telas metálicas tecidas, de aços inoxidáveis

15

7314.19.00

--Outras

15

7314.20.00

-Grades e redes, soldadas nos pontos de interseção, de fios com, pelo menos, 3mm na maior dimensão do corte transversal e com malhas de 100cm², ou mais, de superfície

15

 

Ex 01 - De aço, não revestidas, para estruturas ou obras de concreto armado ou argamassa armada

5

7314.3

-Outras grades e redes, soldadas nos pontos de interseção

 

7314.31.00

--Galvanizadas

15

7314.39.00

--Outras

15

 

Ex 01 - De aço, não revestidas, para estruturas ou obras de concreto armado ou argamassa armada

5

7314.4

-Outras telas metálicas, grades e redes

 

7314.41.00

--Galvanizadas

15

7314.42.00

--Recobertas de plásticos

15

7314.49.00

--Outras

15

7314.50.00

-Chapas e tiras, distendidas

15

 

 

 

73.15

CORRENTES, CADEIAS, E SUAS PARTES, DE FERRO FUNDIDO, FERRO OU AÇO

 

7315.1

-Correntes de elos articulados e suas partes

 

7315.11.00

--Correntes de rolos

15

7315.12

--Outras correntes

 

7315.12.10

De transmissão

15

7315.12.90

Outras

15

7315.19.00

--Partes

15

7315.20.00

-Correntes antiderrapantes

15

7315.8

-Outras correntes e cadeias

 

7315.81.00

--Correntes de elos com suporte

15

7315.82.00

--Outras correntes, de elos soldados

15

7315.89.00

--Outras

15

7315.90.00

-Outras partes

15

 

 

 

7316.00.00

ÂNCORAS, FATEIXAS, E SUAS PARTES, DE FERRO FUNDIDO, FERRO OU AÇO

15

 

 

 

7317.00

TACHAS, PREGOS, PERCEVEJOS, ESCÁPULAS, GRAMPOS ONDULADOS OU BISELADOS E ARTEFATOS SEMELHANTES, DE FERRO FUNDIDO, FERRO OU AÇO, MESMO COM CABEÇA DE OUTRA MATÉRIA, EXCETO COBRE

 

7317.00.10

Tachas

10

7317.00.20

Grampos de fio curvado

10

7317.00.30

Pontas ou dentes para máquinas têxteis

10

7317.00.90

Outros

10

 

 

 

73.18

PARAFUSOS, PINOS OU PERNOS, ROSCADOS, PORCAS, TIRA-FUNDOS, GANCHOS ROSCADOS, REBITES, CHAVETAS, CAVILHAS, CONTRAPINOS OU TROÇOS, ARRUELAS (ANILHAS*) (INCLUÍDAS AS DE PRESSÃO) E ARTEFATOS SEMELHANTES, DE FERRO FUNDIDO, FERRO OU AÇO

 

7318.1

-Artefatos roscados

 

7318.11.00

--Tira-fundos

10

7318.12.00

--Outros parafusos para madeira

10

7318.13.00

--Ganchos e armelas (pitões)

10

7318.14.00

--Parafusos perfurantes

10

7318.15.00

--Outros parafusos e pinos ou pernos, mesmo com as porcas e arruelas (anilhas*)

10

7318.16.00

--Porcas

10

7318.19.00

--Outros

10

7318.2

-Artefatos não roscados

 

7318.21.00

--Arruelas (anilhas*) de pressão e outras arruelas (anilhas*) de segurança

10

7318.22.00

--Outras arruelas (anilhas*)

10

7318.23.00

--Rebites

10

7318.24.00

--Chavetas, cavilhas e contrapinos ou troços

10

7318.29.00

--Outros

10

 

 

 

73.19

AGULHAS DE COSTURA, AGULHAS DE TRICÔ, AGULHAS-PASSADORAS, AGULHAS DE CROCHÊ, FURADORES PARA BORDAR E ARTEFATOS SEMELHANTES, PARA USO MANUAL, DE FERRO OU AÇO; ALFINETES DE SEGURANÇA E OUTROS ALFINETES, DE FERRO OU AÇO, NÃO ESPECIFICADOS NEM COMPREENDIDOS EM OUTRAS POSIÇÕES

 

7319.10.00

-Agulhas de costura, de cerzir ou de bordar

15

7319.20.00

-Alfinetes de segurança

15

7319.30.00

-Outros alfinetes

15

7319.90.00

-Outros

15

 

 

 

73.20

MOLAS E FOLHAS DE MOLAS, DE FERRO OU AÇO

 

7320.10.00

-Molas de folhas e suas folhas

15

 

Ex 01 - Para ônibus ou caminhões, com espessura da folha igual ou superior a 9 mm

10

7320.20

-Molas helicoidais

 

7320.20.10

Cilíndricas

15

7320.20.90

Outras

15

7320.90.00

-Outras

15

 

 

 

73.21

AQUECEDORES DE AMBIENTES (FOGÕES DE SALA), CALDEIRAS DE FORNALHA, FOGÕES DE COZINHA (INCLUÍDOS OS QUE POSSAM SER UTILIZADOS ACESSORIAMENTE NO AQUECIMENTO CENTRAL), CHURRASQUEIRAS (GRELHADORES), BRASEIRAS, FOGAREIROS A GÁS, AQUECEDORES DE PRATOS, E APARELHOS NÃO ELÉTRICOS SEMELHANTES, DE USO DOMÉSTICO, E SUAS PARTES, DE FERRO FUNDIDO, FERRO OU AÇO

 

7321.1

-Aparelhos para cozinhar e aquecedores de pratos

 

7321.11.00

--A combustíveis gasosos, ou a gás e outros combustíveis

10

 

Ex 01 - Fogões de cozinha

4

7321.12.00

--A combustíveis líquidos

10

 

Ex 01 - Fogões de cozinha

4

7321.13.00

--A combustíveis sólidos

10

 

Ex 01 - Fogões de cozinha

4

7321.8

-Outros aparelhos

 

7321.81.00

--A combustíveis gasosos, ou a gás e outros combustíveis

10

7321.82.00

--A combustíveis líquidos

10

7321.83.00

--A combustíveis sólidos

10

7321.90.00

-Partes

10

 

Ex 01 - De fogões de cozinha

4

 

 

 

73.22

RADIADORES PARA AQUECIMENTO CENTRAL, NÃO ELÉTRICOS, E SUAS PARTES, DE FERRO FUNDIDO, FERRO OU AÇO; GERADORES E DISTRIBUIDORES DE AR QUENTE (INCLUÍDOS OS DISTRIBUIDORES QUE POSSAM TAMBÉM FUNCIONAR COMO DISTRIBUIDORES DE AR FRIO OU CONDICIONADO), NÃO ELÉTRICOS, MUNIDOS DE VENTILADOR OU FOLE COM MOTOR, E SUAS PARTES, DE FERRO FUNDIDO, FERRO OU AÇO

 

7322.1

-Radiadores e suas partes

 

7322.11.00

--De ferro fundido

15

7322.19.00

--Outros

15

7322.90

-Outros

 

7322.90.10

Geradores de ar quente a combustível líquido, com capacidade superior ou igual a 1500kcal/h, mas inferior ou igual a 10400kcal/h, do tipo dos utilizados em veículos automóveis

15

7322.90.90

Outros

15

 

 

 

73.23

ARTEFATOS DE USO DOMÉSTICO, E SUAS PARTES, DE FERRO FUNDIDO, FERRO OU AÇO; PALHA DE FERRO OU AÇO; ESPONJAS, ESFREGÕES, LUVAS E ARTEFATOS SEMELHANTES PARA LIMPEZA, POLIMENTO E USOS SEMELHANTES, DE FERRO OU AÇO

 

7323.10.00

-Palha de ferro ou aço; esponjas, esfregões, luvas e artefatos semelhantes para limpeza, polimento e usos semelhantes

10

7323.9

-Outros

 

7323.91.00

--De ferro fundido, não esmaltados

10

7323.92.00

--De ferro fundido, esmaltados

10

7323.93.00

--De aços inoxidáveis

10

7323.94.00

--De ferro ou aço, esmaltados

10

7323.99.00

--Outros

10

 

 

 

73.24

ARTEFATOS DE HIGIENE OU DE TOUCADOR, E SUAS PARTES, DE FERRO FUNDIDO, FERRO OU AÇO

 

7324.10.00

-Pias e lavatórios, de aços inoxidáveis

10

7324.2

-Banheiras

 

7324.21.00

--De ferro fundido, mesmo esmaltadas

10

7324.29.00

--Outras

10

7324.90.00

-Outros, incluídas as partes

10

 

 

 

73.25

OUTRAS OBRAS MOLDADAS, DE FERRO FUNDIDO, FERRO OU AÇO

 

7325.10.00

-De ferro fundido, não maleável

10

7325.9

-Outras

 

7325.91.00

--Esferas e artefatos semelhantes, para moinhos

10

7325.99

--Outras

 

7325.99.10

De aço

10

7325.99.90

Outras

10

 

 

 

73.26

OUTRAS OBRAS DE FERRO OU AÇO

 

7326.1

-Simplesmente forjadas ou estampadas

 

7326.11.00

--Esferas e artefatos semelhantes, para moinhos

10

7326.19.00

--Outras

10

7326.20.00

-Obras de fios de ferro ou aço

5

7326.90.00

-Outras

5

 

CAPÍTULO 74
COBRE E SUAS OBRAS

 

Nota

1. Neste Capítulo, consideram-se:

a) Cobre refinado (afinado):

o metal de teor mínimo, em peso, de 99,85% de cobre; ou

o metal de teor mínimo, em peso, de 97,5% de cobre, desde que o teor de qualquer outro elemento não exceda os limites indicados no quadro seguinte:

Quadro - Outros elementos

Elemento

Teor limite %

em peso

Ag Prata

0,25

As Arsênio

0,5

Cd Cádmio

1,3

Cr Cromo

1,4

Mg Magnésio

0,8

Pb Chumbo

1,5

S Enxofre

0,7

Sn Estanho

0,8

Te Telúrio

0,8

Zn Zinco

1

Zr Zircônio

0,3

Outros elementos (1),

Cada um

0,3

(1) Outros elementos, por exemplo: Al, Be, Co, Fe, Mn, Ni, Si.

b) Ligas de Cobre:

as matérias metálicas, exceto cobre não refinado (afinado), nas quais o cobre predomine, em peso, sobre cada um dos outros elementos, desde que:

1) o teor, em peso, de pelo menos um dos outros elementos exceda os limites indicados no quadro acima referido, ou

2) o teor total, em peso, dos outros elementos exceda 2,5%.

c) Ligas-mães de cobre:

as ligas contendo cobre, numa proporção superior a 10%, em peso, e outros elementos, não suscetíveis de deformação plástica e utilizadas como produtos de adição na preparação de outras ligas, ou como desoxidantes, dessulfurantes ou em usos semelhantes na metalurgia dos metais não ferrosos. Todavia, as combinações de fósforo e cobre (fosfetos de cobre) contendo mais de 15%, em peso, de fósforo, incluem-se na posição 28.48.

d) Barras:

os produtos laminados, extrudados, estirados ou forjados, não enrolados, cuja seção transversal, maciça e constante em todo o comprimento, tenha a forma circular, oval, quadrada, retangular, de triângulo equilátero ou de polígono convexo regular (incluídos os círculos achatados e os retângulos modificados, em que dois dos lados opostos tenham a forma de arco de círculo convexo e os dois outros sejam retilíneos, iguais e paralelos). Os produtos de seção transversal quadrada, retangular, triangular ou poligonal podem apresentar ângulos arredondados ao longo de todo o comprimento. A espessura dos produtos de seção transversal retangular (incluídos os produtos de seção retangular modificada) excede a décima parte da largura. Também se consideram barras os produtos com as referidas formas e dimensões, obtidos por moldação, vazamento ou sinterização, que tenham sofrido posteriormente à sua obtenção um trabalho mais adiantado do que a simples eliminação de rebarbas, desde que tal trabalho não lhes confira as características de artefatos ou obras incluídos em outras posições.

Todavia, consideram-se cobre em bruto da posição 74.03, as barras para obtenção de fios ("wire-bars") e as palanquilhas (biletes) apontadas ou de outro modo trabalhadas nas extremidades, para facilitar a sua introdução nas máquinas utilizadas para sua transformação em fio-máquina ou em tubos, por exemplo.

e) Perfis:

os produtos laminados, extrudados, estirados, forjados, modelados ou dobrados, mesmo em rolos, de seção transversal constante em todo o comprimento e que não correspondam a qualquer das definições de barras, fios, chapas, tiras, folhas ou tubos. Também se consideram perfis os produtos com as mesmas formas, obtidos por moldação, vazamento ou sinterização, que tenham sofrido posteriormente à sua obtenção um trabalho mais adiantado do que a simples eliminação de rebarbas, desde que tal trabalho não lhes confira as características de artefatos ou obras incluídos em outras posições.

f) Fios:

os produtos laminados, extrudados, estirados ou trefilados, em rolos, cuja seção transversal, maciça e constante em todo o comprimento, tenha a forma circular, oval, quadrada, retangular, de triângulo equilátero ou de polígono convexo regular (incluídos os círculos achatados e os retângulos modificados, em que dois dos lados opostos tenham a forma de arco de círculo convexo e os dois outros sejam retilíneos, iguais e paralelos). Os produtos de seção transversal quadrada, retangular, triangular ou poligonal podem apresentar ângulos arredondados ao longo de todo o comprimento. A espessura dos produtos de seção transversal retangular (incluídos os produtos de seção retangular modificada) excede a décima parte da largura.

Todavia, para interpretação da posição 74.14, só se consideram fios os produtos, mesmo em rolos, cujo corte transversal, qualquer que seja a sua forma, não exceda 6mm na sua maior dimensão.

g) Chapas, tiras e folhas:

os produtos de superfície plana (exceto os produtos em formas brutas da posição 74.03), mesmo em rolos, de seção transversal maciça retangular, mesmo com ângulos arredondados (incluídos os retângulos modificados em que dois dos lados opostos tenham a forma de arco de círculo convexo e os dois outros sejam retilíneos, iguais e paralelos), de espessura constante, que se apresentem:

- na forma quadrada ou retangular, com espessura não superior à décima parte da largura,

- em formas diferentes da quadrada ou retangular, qualquer que seja a dimensão, desde que não tenham as características de artefatos ou obras incluídos em outras posições.

Estão incluídas nas posições 74.09 e 74.10 as chapas, tiras e folhas, que apresentem motivos (por exemplo: ranhuras, estrias, gofragens, lágrimas, botões, losangos) e as que tenham sido perfuradas, onduladas, polidas ou revestidas, desde que esses trabalhos não lhes confiram as características de artefatos ou obras incluídos em outras posições.

h) Tubos:

os produtos ocos, mesmo em rolos, de seção transversal constante em todo o comprimento, podendo apresentar uma única cavidade fechada, em forma circular, oval, quadrada, retangular, de triângulo equilátero ou de polígono convexo regular e com paredes de espessura constante. Também se consideram tubos os produtos de seção transversal quadrada, retangular, de triângulo equilátero ou de polígono convexo regular, mesmo com ângulos arredondados ao longo de todo o comprimento, desde que as seções transversais interior e exterior tenham a mesma forma, a mesma disposição e o mesmo centro. Os tubos que tenham as seções transversais acima referidas podem apresentar-se polidos, revestidos, curvados, roscados, perfurados, estrangulados, dilatados, cônicos ou providos de flanges, aros, anéis.

Nota de Subposições

1. Neste Capítulo consideram-se:

a) Ligas à base de cobre-zinco (latão):

qualquer liga de cobre e zinco, com ou sem outros elementos. Quando existam outros elementos:

- o zinco predomina, em peso, sobre cada um dos outros elementos;

- o eventual teor de níquel é inferior, em peso, a 5% (ver ligas à base de cobre-níquel-zinco ("maillechort"));

- o eventual teor de estanho é inferior, em peso, a 3% (ver ligas à base de cobre-estanho (bronze)).

b) Ligas à base de cobre-estanho (bronze):

qualquer liga de cobre e estanho, com ou sem outros elementos. Quando existam outros elementos o estanho predomina, em peso, sobre cada um deles. Todavia, quando o teor de estanho seja pelo menos de 3%, em peso, o teor de zinco pode predominar, mas deve ser inferior a 10% em peso.

c) Ligas à base de cobre-níquel-zinco ("maillechort"):

qualquer liga de cobre, níquel e zinco, com ou sem outros elementos. O teor de níquel é igual ou superior, em peso, a 5% (ver ligas à base de cobre-zinco (latão)).

d) Ligas à base de cobre-níquel:

qualquer liga de cobre e níquel, com ou sem outros elementos, não contendo mais de 1% de zinco em peso. Quando existam outros elementos, o níquel predomina, em peso, sobre cada um deles.

CÓDIGO NCM

DESCRIÇÃO

ALÍQUOTA (%)

74.01

MATES DE COBRE; COBRE DE CEMENTAÇÃO (PRECIPITADO DE COBRE)

 

7401.10.00

-Mates de cobre

0

7401.20.00

-Cobre de cementação (precipitado de cobre)

0

 

 

 

7402.00.00

COBRE NÃO REFINADO (AFINADO); ÂNODOS DE COBRE PARA REFINAÇÃO (AFINAÇÃO) ELETROLÍTICA

0

 

 

 

74.03

COBRE REFINADO (AFINADO) E LIGAS DE COBRE, EM FORMAS BRUTAS

 

7403.1

-Cobre refinado (afinado)

 

7403.11.00

--Cátodos e seus elementos

0

7403.12.00

--Barras para obtenção de fios ("wire-bars")

0

7403.13.00

--Palanquilhas (biletes)

0

7403.19.00

--Outros

0

7403.2

-Ligas de cobre

 

7403.21.00

--À base de cobre-zinco (latão)

0

7403.22.00

--À base de cobre-estanho (bronze)

0

7403.23.00

--À base de cobre-níquel (cuproníquel) ou de cobre-níquel-zinco ("maillechort")

0

7403.29.00

--Outras ligas de cobre (exceto ligas-mães da posição 74.05)

0

 

 

 

7404.00.00

DESPERDÍCIOS E RESÍDUOS, DE COBRE

NT

 

 

 

7405.00.00

LIGAS-MÃES DE COBRE

0

 

 

 

74.06

PÓS E ESCAMAS, DE COBRE

 

7406.10.00

-Pós de estrutura não lamelar

0

7406.20.00

-Pós de estrutura lamelar; escamas

0

 

 

 

74.07

BARRAS E PERFIS, DE COBRE

 

7407.10

-De cobre refinado (afinado)

 

7407.10.10

Barras

5

7407.10.2

Perfis

 

7407.10.21

Ocos

5

7407.10.29

Outros

5

7407.2

-De ligas de cobre

 

7407.21

--À base de cobre-zinco (latão)

 

7407.21.10

Barras

5

7407.21.20

Perfis

5

7407.22

--À base de cobre-níquel (cuproníquel) ou de cobre-níquel-zinco ("maillechort")

 

7407.22.10

Barras

5

7407.22.20

Perfis

5

7407.29

--Outros

 

7407.29.10

Barras

5

7407.29.2

Perfis

 

7407.29.21

Ocos

5

7407.29.29

Outros

5

 

 

 

74.08

FIOS DE COBRE

 

7408.1

-De cobre refinado (afinado)

 

7408.11.00

--Com a maior dimensão da seção transversal superior a 6mm

5

7408.19.00

--Outros

5

7408.2

-De ligas de cobre

 

7408.21.00

--À base de cobre-zinco (latão)

5

7408.22.00

--À base de cobre-níquel (cuproníquel) ou de cobre-níquel-zinco ("maillechort")

5

7408.29

--Outros

 

7408.29.1

À base de cobre-estanho (bronze)

 

7408.29.11

Fosforoso

5

7408.29.19

Outros

5

7408.29.90

Outros

5

 

 

 

74.09

CHAPAS E TIRAS, DE COBRE, DE ESPESSURA SUPERIOR A 0,15mm

 

7409.1

-De cobre refinado (afinado)

 

7409.11.00

--Em rolos

5

7409.19.00

--Outras

5

7409.2

-De ligas à base de cobre-zinco (latão)

 

7409.21.00

--Em rolos

5

7409.29.00

--Outras

5

7409.3

-De ligas à base de cobre-estanho (bronze)

 

7409.31.00

--Em rolos

5

7409.39.00

--Outras

5

7409.40

-De ligas à base de cobre-níquel (cuproníquel) ou de cobre-níquel-zinco ("maillechort")

 

7409.40.10

Em rolos

5

7409.40.90

Outros

5

7409.90.00

-De outras ligas de cobre

5

 

 

 

74.10

FOLHAS E TIRAS, DELGADAS, DE COBRE (MESMO IMPRESSAS OU COM SUPORTE DE PAPEL, CARTÃO, PLÁSTICO OU SEMELHANTES), DE ESPESSURA NÃO SUPERIOR A 0,15mm (EXCLUÍDO O SUPORTE)

 

7410.1

-Sem suporte

 

7410.11

--De cobre refinado (afinado)

 

7410.11.10

Folha de espessura inferior ou igual a 0,07mm e com pureza superior ou igual a 99,85%, em peso

5

7410.11.90

Outras

5

7410.12.00

--De ligas de cobre

5

7410.2

-Com suporte

 

7410.21

--De cobre refinado (afinado)

 

7410.21.10

Com suporte isolante de resina epoxi e fibra de vidro, para circuitos impressos

5

7410.21.20

Com espessura superior a 0,012mm, sobre suporte de poliéster ou poliamida e com espessura total, incluído o suporte, inferior ou igual a 0,195mm

5

7410.21.90

Outras

5

7410.22.00

--De ligas de cobre

5

 

 

 

74.11

TUBOS DE COBRE

 

7411.10

-De cobre refinado (afinado)

 

7411.10.10

Não aletados nem ranhurados

5

7411.10.90

Outros

5

7411.2

-De ligas de cobre

 

7411.21

--À base de cobre-zinco (latão)

 

7411.21.10

Não aletados nem ranhurados

5

7411.21.90

Outros

5

7411.22

--À base de cobre-níquel (cuproníquel) ou de cobre-níquel-zinco ("maillechort")

 

7411.22.10

Não aletados nem ranhurados

5

7411.22.90

Outros

5

7411.29

--Outros

 

7411.29.10

Não aletados nem ranhurados

5

7411.29.90

Outros

5

 

 

 

74.12

ACESSÓRIOS PARA TUBOS [POR EXEMPLO: UNIÕES, COTOVELOS, LUVAS(MANGAS)], DE COBRE

 

7412.10.00

-De cobre refinado (afinado)

5

7412.20.00

-De ligas de cobre

5

 

 

 

7413.00.00

CORDAS, CABOS, TRANÇAS E SEMELHANTES, DE COBRE, NÃO ISOLADOS PARA USOS ELÉTRICOS

0

 

 

 

74.14

TELAS METÁLICAS (INCLUÍDAS AS TELAS CONTÍNUAS OU SEM FIM), GRADES E REDES, DE FIOS DE COBRE; CHAPAS E TIRAS, DISTENDIDAS, DE COBRE

 

7414.20.00

-Telas metálicas

0

7414.90.00

-Outras

0

 

 

 

74.15

TACHAS, PREGOS, PERCEVEJOS, ESCÁPULAS E ARTEFATOS SEMELHANTES, DE COBRE, OU DE FERRO OU AÇO COM CABEÇA DE COBRE; PARAFUSOS, PINOS OU PERNOS, ROSCADOS, PORCAS, GANCHOS ROSCADOS, REBITES, CHAVETAS, CAVILHAS, CONTRAPINOS OU TROÇOS, ARRUELAS (ANILHAS*) (INCLUÍDAS AS DE PRESSÃO) E ARTEFATOS SEMELHANTES, DE COBRE

 

7415.10.00

-Tachas, pregos, percevejos, escápulas e artefatos semelhantes

10

7415.2

-Outros artefatos, não roscados

 

7415.21.00

--Arruelas (anilhas*) (incluídas as de pressão)

10

7415.29.00

--Outros

10

7415.3

-Outros artefatos, roscados

 

7415.33.00

--Parafusos; pinos ou pernos e porcas

10

7415.39.00

--Outros

10

 

 

 

7416.00.00

MOLAS DE COBRE

10

 

 

 

7417.00.00

APARELHOS NÃO ELÉTRICOS, PARA COZINHAR OU AQUECER, DOS TIPOS UTILIZADOS PARA USO DOMÉSTICO, E SUAS PARTES, DE COBRE

10

 

 

 

74.18

ARTEFATOS DE USO DOMÉSTICO, DE HIGIENE OU TOUCADOR, E SUAS PARTES, DE COBRE; ESPONJAS, ESFREGÕES, LUVAS E ARTEFATOS SEMELHANTES, PARA LIMPEZA, POLIMENTO OU USOS SEMELHANTES, DE COBRE

 

7418.1

-Artefatos de uso doméstico e suas partes; esponjas, esfregões, luvas e artefatos semelhantes, para limpeza, polimento e usos semelhantes

 

7418.11.00

--Esponjas, esfregões, luvas e artefatos semelhantes, para limpeza, polimento e usos semelhantes

10

7418.19.00

--Outros

10

7418.20.00

-Artefatos de higiene ou de toucador, e suas partes

10

 

 

 

74.19

OUTRAS OBRAS DE COBRE

 

7419.10.00

-Correntes, cadeias, e suas partes

5

7419.9

-Outras

 

7419.91.00

--Vazadas, moldadas, estampadas ou forjadas, mas sem qualquer outro trabalho

10

7419.99.00

--Outras

5

 

CAPÍTULO 75
NÍQUEL E SUAS OBRAS

 

Nota

1. Neste Capítulo consideram-se:

a) Barras:

os produtos laminados, extrudados, estirados ou forjados, não enrolados, cuja seção transversal, maciça e constante em todo o comprimento, tenha a forma circular, oval, quadrada, retangular, de triângulo equilátero ou de polígono convexo regular (incluídos os círculos achatados e os retângulos modificados, em que dois dos lados opostos tenham a forma de arco de círculo convexo e os dois outros sejam retilíneos, iguais e paralelos). Os produtos de seção transversal quadrada, retangular, triangular ou poligonal podem apresentar ângulos arredondados ao longo de todo o comprimento. A espessura dos produtos de seção transversal retangular (incluídos os produtos de seção retangular modificada) excede a décima parte da largura. Também se consideram barras os produtos com as referidas formas e dimensões, obtidos por moldação, vazamento ou sinterização, que tenham sofrido posteriormente à sua obtenção um trabalho mais adiantado do que a simples eliminação de rebarbas, desde que tal trabalho não lhes confira as características de artefatos ou obras incluídos em outras posições.

b) Perfis:

os produtos laminados, extrudados, estirados, forjados, modelados ou dobrados, mesmo em rolos, de seção transversal constante em todo o comprimento e que não correspondam a qualquer das definições de barras, fios, chapas, tiras, folhas ou tubos. Também se consideram perfis os produtos com as mesmas formas, obtidos por moldação, vazamento ou sinterização, que tenham sofrido posteriormente à sua obtenção um trabalho mais adiantado do que a simples eliminação de rebarbas, desde que tal trabalho não lhes confira as características de artefatos ou obras incluídos em outras posições.

c) Fios:

os produtos laminados, extrudados, estirados ou trefilados, em rolos, cuja seção transversal, maciça e constante em todo o comprimento, tenha a forma circular, oval, quadrada, retangular, de triângulo equilátero ou de polígono convexo regular (incluídos os círculos achatados e os retângulos modificados, em que dois dos lados opostos tenham a forma de arco de círculo convexo e os dois outros sejam retilíneos, iguais e paralelos). Os produtos de seção transversal quadrada, retangular, triangular ou poligonal podem apresentar ângulos arredondados ao longo de todo o comprimento. A espessura dos produtos de seção transversal retangular (incluídos os produtos de seção retangular modificada) excede a décima parte da largura.

d) Chapas, tiras e folhas:

os produtos de superfície plana (exceto os produtos em formas brutas da posição 75.02), mesmo em rolos, de seção transversal maciça retangular, mesmo com ângulos arredondados (incluídos os retângulos modificados em que dois dos lados opostos tenham a forma de arco de círculo convexo e os dois outros sejam retilíneos, iguais e paralelos), de espessura constante, que se apresentem:

- na forma quadrada ou retangular, com espessura não superior à décima parte da largura,

- em formas diferentes da quadrada ou retangular, qualquer que seja a dimensão, desde que não tenham as características de artefatos ou obras incluídos em outras posições.

Estão incluídas na posição 75.06 as chapas, tiras e folhas, que apresentem motivos (por exemplo: ranhuras, estrias, gofragens, lágrimas, botões, losangos) e as que tenham sido perfuradas, onduladas, polidas ou revestidas, desde que esses trabalhos não lhes confiram as características de artefatos ou obras incluídos em outras posições.

e) Tubos:

os produtos ocos, mesmo em rolos, de seção transversal constante em todo o comprimento, podendo apresentar uma única cavidade fechada, em forma circular, oval, quadrada, retangular, de triângulo equilátero ou de polígono convexo regular e com paredes de espessura constante. Também se consideram tubos os produtos de seção transversal quadrada, retangular, de triângulo equilátero ou de polígono convexo regular, mesmo com ângulos arredondados ao longo de todo o comprimento, desde que as seções transversais interior e exterior tenham a mesma forma, a mesma disposição e o mesmo centro. Os tubos que tenham as seções transversais acima referidas podem apresentar-se polidos, revestidos, curvados, roscados, perfurados, estrangulados, dilatados, cônicos ou providos de flanges, aros, anéis.

Notas de Subposições

1. Neste Capítulo consideram-se:

a) Níquel não ligado:

o metal contendo, no total, 99% no mínimo, em peso, de níquel e cobalto, desde que:

1) o teor em cobalto não ultrapasse 1,5% em peso, e

2) o teor de qualquer outro elemento não ultrapasse os limites que figuram no quadro seguinte:

 

Quadro - Outros elementos

 

 

Elemento

Teor limite %

em peso

 

 

Fe

Ferro

0,5

 

 

O

Oxigênio

0,4

 

 

Outros elementos, cada um

0,3

 

b) Ligas de níquel:

as matérias metálicas nas quais o níquel predomine, em peso, sobre cada um dos outros elementos, desde que:

1) o teor de cobalto exceda 1,5% em peso;

2) o teor, em peso, de pelo menos um dos outros elementos exceda o limite que figura no quadro precedente; ou

3) o teor total, em peso, dos outros elementos, exceto níquel e cobalto, exceda 1%.

  1. Não obstante as disposições da Nota 1-c) do presente Capítulo, para interpretação da subposição 7508.10, consideram-se apenas como fios os produtos, mesmo em rolos, cujo corte transversal, qualquer que seja a sua forma, não exceda 6mm na sua maior dimensão.

CÓDIGO NCM

DESCRIÇÃO

ALÍQUOTA (%)

75.01

MATES DE NÍQUEL, "SINTERS" DE ÓXIDOS DE NÍQUEL E OUTROS PRODUTOS INTERMEDIÁRIOS DA METALURGIA DO NÍQUEL

 

7501.10.00

-Mates de níquel

0

7501.20.00

-"Sinters" de óxidos de níquel e outros produtos intermediários da metalurgia do níquel

0

 

 

 

75.02

NÍQUEL EM FORMAS BRUTAS

 

7502.10

-Níquel não ligado

 

7502.10.10

Catodos

0

7502.10.90

Outros

0

7502.20.00

-Ligas de níquel

0

 

 

 

7503.00.00

DESPERDÍCIOS E RESÍDUOS, DE NÍQUEL

NT

 

 

 

7504.00

PÓS E ESCAMAS, DE NÍQUEL

 

7504.00.10

Não ligado

0

7504.00.90

Outros

0

 

 

 

75.05

BARRAS, PERFIS E FIOS, DE NÍQUEL

 

7505.1

-Barras e perfis

 

7505.11

--De níquel não ligado

 

7505.11.10

Barras

0

7505.11.2

Perfis

 

7505.11.21

Ocos

0

7505.11.29

Outros

0

7505.12

--De ligas de níquel

 

7505.12.10

Barras

0

7505.12.2

Perfis

 

7505.12.21

Ocos

0

7505.12.29

Outros

0

7505.2

-Fios

 

7505.21.00

--De níquel não ligado

0

7505.22.00

--De ligas de níquel

0

 

 

 

75.06

CHAPAS, TIRAS E FOLHAS, DE NÍQUEL

 

7506.10.00

-De níquel não ligado

0

7506.20.00

-De ligas de níquel

0

 

 

 

75.07

TUBOS E SEUS ACESSÓRIOS [POR EXEMPLO: UNIÕES, COTOVELOS, LUVAS (MANGAS)], DE NÍQUEL

 

7507.1

-Tubos

 

7507.11.00

--De níquel não ligado

0

7507.12.00

--De ligas de níquel

0

7507.20.00

-Acessórios para tubos

0

 

 

 

75.08

OUTRAS OBRAS DE NÍQUEL

 

7508.10.00

-Telas metálicas e grades, de fio de níquel

0

7508.90.00

-Outras

0

 

CAPÍTULO 76
ALUMÍNIO E SUAS OBRAS

 

Nota

1. Neste Capítulo consideram-se:

a) Barras:

os produtos laminados, extrudados, estirados ou forjados, não enrolados, cuja seção transversal, maciça e constante em todo o comprimento, tenha a forma circular, oval, quadrada, retangular, de triângulo equilátero ou de polígono convexo regular (incluídos os círculos achatados e os retângulos modificados, em que dois dos lados opostos tenham a forma de arco de círculo convexo e os dois outros sejam retilíneos, iguais e paralelos). Os produtos de seção transversal quadrada, retangular, triangular ou poligonal podem apresentar ângulos arredondados ao longo de todo o comprimento. A espessura dos produtos de seção transversal retangular (incluídos os produtos de seção retangular modificada) excede a décima parte da largura. Também se consideram barras os produtos com as referidas formas e dimensões, obtidos por moldação, vazamento ou sinterização, que tenham sofrido posteriormente à sua obtenção um trabalho mais adiantado do que a simples eliminação de rebarbas, desde que tal trabalho não lhes confira as características de artefatos ou obras incluídos em outras posições.

b) Perfis:

os produtos laminados, extrudados, estirados, forjados, modelados ou dobrados, mesmo em rolos, de seção transversal constante em todo o comprimento e que não correspondam a qualquer das definições de barras, fios, chapas, tiras, folhas ou tubos. Também se consideram perfis os produtos com as mesmas formas, obtidos por moldação, vazamento ou sinterização, que tenham sofrido posteriormente à sua obtenção um trabalho mais adiantado do que a simples eliminação de rebarbas, desde que tal trabalho não lhes confira as características de artefatos ou obras incluídos em outras posições.

c) Fios:

os produtos laminados, extrudados, estirados ou trefilados, em rolos, cuja seção transversal, maciça e constante em todo o comprimento, tenha a forma circular, oval, quadrada, retangular, de triângulo equilátero ou de polígono convexo regular (incluídos os círculos achatados e os retângulos modificados, em que dois dos lados opostos tenham a forma de arco de círculo convexo e os dois outros sejam retilíneos, iguais e paralelos). Os produtos de seção transversal quadrada, retangular, triangular ou poligonal podem apresentar ângulos arredondados ao longo de todo o comprimento. A espessura dos produtos de seção transversal retangular (incluídos os produtos de seção retangular modificada) excede a décima parte da largura.

d) Chapas, tiras e folhas:

os produtos de superfície plana (exceto os produtos em formas brutas da posição 76.01), mesmo em rolos, de seção transversal maciça retangular, mesmo com ângulos arredondados (incluídos os retângulos modificados em que dois dos lados opostos tenham a forma de arco de círculo convexo e os dois outros sejam retilíneos, iguais e paralelos), de espessura constante, que se apresentem:

- na forma quadrada ou retangular, com espessura não superior à décima parte da largura,

- em formas diferentes da quadrada ou retangular, qualquer que seja a dimensão, desde que não tenham as características de artefatos ou obras incluídos em outras posições.

Estão incluídas nas posições 76.06 e 76.07 as chapas, tiras e folhas, que apresentem motivos (por exemplo: ranhuras, estrias, gofragens, lágrimas, botões, losangos) e as que tenham sido perfuradas, onduladas, polidas ou revestidas, desde que esses trabalhos não lhes confiram as características de artefatos ou obras incluídos em outras posições.

e) Tubos:

os produtos ocos, mesmo em rolos, de seção transversal constante em todo o comprimento, podendo apresentar uma única cavidade fechada, em forma circular, oval, quadrada, retangular, de triângulo equilátero ou de polígono convexo regular e com paredes de espessura constante. Também se consideram tubos os produtos de seção transversal quadrada, retangular, de triângulo equilátero ou de polígono convexo regular, mesmo com ângulos arredondados ao longo de todo o comprimento, desde que as seções transversais interior e exterior tenham a mesma forma, a mesma disposição e o mesmo centro. Os tubos que tenham as seções transversais acima referidas podem apresentar-se polidos, revestidos, curvados, roscados, perfurados, estrangulados, dilatados, cônicos ou providos de flanges, aros, anéis.

 

Notas de Subposições

1. Neste Capítulo consideram-se:

a) Alumínio não ligado:

o metal contendo, em peso, pelo menos 99% de alumínio, desde que o teor, em peso, de qualquer outro elemento não exceda os limites indicados no quadro seguinte:

Quadro - Outros elementos

Elemento

Teor limite %

em peso

Fe + Si (total de ferro e silício)

1

Outros elementos (1), cada um

0,1 (2)

(1) Outros elementos, por exemplo: Cr, Cu, Mg, Mn, Ni, Zn.

(2) Admite-se um teor de cobre superior a 0,1% mas não superior a 0,2%, desde que o teor de cromo e o de manganês não exceda 0,05%.

b) Ligas de alumínio:

as matérias metálicas nas quais o alumínio predomine, em peso, sobre cada um dos outros elementos, desde que:

1) o teor, em peso, de pelo menos um dos outros elementos, ou do total de ferro e silício, exceda os limites indicados no quadro precedente; ou

2) o teor total, em peso, dos outros elementos exceda 1%.

  1. Não obstante as disposições da Nota 1-c) do presente Capítulo, para interpretação da subposição 7616.91, consideram-se apenas como fios os produtos, mesmo em rolos, cujo corte transversal, qualquer que seja a sua forma, não exceda 6mm na sua maior dimensão.

 

Nota Complementar (NC) da TIPI

NC (76-1)Ficam reduzidas a zero as alíquotas do imposto incidentes sobre os produtos do Capítulo, fabricados em conformidade com especificações técnicas e normas de homologação aeronáuticas, quando adquiridos por empresas industriais para emprego na fabricação dos produtos da posição 8802, ou por estabelecimento homologado pelo Comando da Aeronáutica do Ministério da Defesa, especializado em manutenção, revisão e reparo de produtos aeronáuticos, para emprego nos produtos da referida posição.

CÓDIGO NCM

DESCRIÇÃO

ALÍQUOTA (%)

76.01

ALUMÍNIO EM FORMAS BRUTAS

 

7601.10.00

-Alumínio não ligado

4

7601.20.00

-Ligas de alumínio

4

 

 

 

7602.00.00

DESPERDÍCIOS E RESÍDUOS, DE ALUMÍNIO

NT

 

 

 

76.03

PÓS E ESCAMAS, DE ALUMÍNIO

 

7603.10.00

-Pós de estrutura não lamelar

4

7603.20.00

-Pós de estrutura lamelar; escamas

4

 

 

 

76.04

BARRAS E PERFIS, DE ALUMÍNIO

 

7604.10

-De alumínio não ligado

 

7604.10.10

Barras

5

7604.10.2

Perfis

 

7604.10.21

Ocos

5

7604.10.29

Outros

5

7604.2

-De ligas de alumínio

 

7604.21.00

--Perfis ocos

5

7604.29

--Outros

 

7604.29.1

Barras

 

7604.29.11

Forjadas, de seção transversal circular, de diâmetro superior ou igual a 400mm mas inferior ou igual a 760mm

5

7604.29.19

Outras

5

7604.29.20

Perfis

5

 

 

 

76.05

FIOS DE ALUMÍNIO

 

7605.1

-De alumínio não ligado

 

7605.11

--Com a maior dimensão da seção transversal superior a 7mm

 

7605.11.10

Com um teor de alumínio superior ou igual a 99,45%, em peso, e uma resistividade elétrica inferior ou igual a 0,0283ohm.mm²/m.

5

7605.11.90

Outros

5

7605.19

--Outros

 

7605.19.10

Com um teor de alumínio superior ou igual a 99,45%, em peso, e uma resistividade elétrica inferior ou igual a 0,0283ohm.mm²/m

5

7605.19.90

Outros

5

7605.2

-De ligas de alumínio

 

7605.21

--Com a maior dimensão da seção tranversal superior a 7mm

 

7605.21.10

Com um teor, em peso, de alumínio superior ou igual a 98,45%, e de magnésio e silício, considerados individualmente, superior ou igual a 0,45% e inferior ou igual a 0,55% e uma resistividade elétrica inferior ou igual a 0,0328ohm.mm²/m.

5

7605.21.90

Outros

5

7605.29

--Outros

 

7605.29.10

Com um teor, em peso, de alumínio superior ou igual a 98,45%, e de magnésio e silício, considerados individualmente, superior ou igual a 0,45% e inferior ou igual a 0,55% e uma resistividade elétrica inferior ou igual a 0,0328ohm.mm²/m.

5

7605.29.90

Outros

5

 

 

 

76.06

CHAPAS E TIRAS, DE ALUMÍNIO, DE ESPESSURA SUPERIOR A 0,2mm

 

7606.1

-De forma quadrada ou retangular

 

7606.11

--De alumínio não ligado

 

7606.11.10

Com um teor, em peso, de silício superior ou igual a 0,05% e inferior ou igual a 0,20%, de ferro superior ou igual a 0,20% e inferior ou igual a 0,40%, de cobre inferior ou igual a 0,05%, de zinco inferior ou igual a 0,05%, de manganês inferior ou igual a 0,1% e de outros elementos, em conjunto, inferior ou igual a 0,09%, de espessura inferior ou igual a 0,4mm, em bobinas de largura superior a 900mm, com uma relação entre as rugosidades máxima e aritmética média superior ou igual a 1,25 e inferior ou igual a 1,30 em cada uma das faces e com um limite de resistência à tração superior ou igual a 115MPa, segundo Norma DIN 10.002-91

5

7606.11.90

Outras

5

7606.12

--De ligas de alumínio

 

7606.12.10

Com teores, em peso, de magnésio superior ou igual a 4% e inferior ou igual a 5%, de manganês superior ou igual a 0,20% e inferior ou igual a 0,50%, de ferro inferior ou igual a 0,35%, de silício inferior ou igual a 0,20% e de outros metais, em conjunto, inferior ou igual a 0,75%, e de espessura inferior ou igual a 0,3mm e largura superior ou igual a 1450mm, envernizadas em ambas as faces

5

7606.12.20

Com um teor, em peso, de silício superior ou igual a 0,05% e inferior ou igual a 0,20%, de ferro superior ou igual a 0,20% e inferior ou igual a 0,40%, de cobre inferior ou igual a 0,05%, de zinco inferior ou igual a 0,05%, de manganês superior a 0,1% e inferior ou igual a 0,15% e de outros elementos, em conjunto, inferior ou igual a 0,09%, de espessura inferior ou igual a 0,4mm, em bobinas de largura superior a 900mm, com uma relação entre as rugosidades máxima e aritmética média superior ou igual a 1,25 e inferior ou igual a 1,30 em cada uma das faces e com um limite de resistência à tração superior ou igual a 115MPa, segundo Norma DIN 10.002-91

5

7606.12.90

Outras

5

7606.9

-Outras

 

7606.91.00

--De alumínio não ligado

5

7606.92.00

--De ligas de alumínio

5

 

 

 

76.07

FOLHAS E TIRAS, DELGADAS, DE ALUMÍNIO (MESMO IMPRESSAS OU COM SUPORTE DE PAPEL, CARTÃO, PLÁSTICOS OU SEMELHANTES), DE ESPESSURA NÃO SUPERIOR A 0,2mm (EXCLUÍDO O SUPORTE)

 

7607.1

-Sem suporte

 

7607.11

--Simplesmente laminadas

 

7607.11.10

Com um teor, em peso, de silício superior ou igual a 0,05% e inferior ou igual a 0,20%, de ferro superior ou igual a 0,20% e inferior ou igual a 0,40%, de cobre inferior ou igual a 0,05%, de zinco inferior ou igual a 0,05%, de manganês inferior ou igual a 0,15% e de outros elementos, em conjunto, inferior ou igual a 0,09%, de espessura superior ou igual a 0,12mm, em bobinas de largura superior a 900mm, com uma relação entre as rugosidades máxima e aritmética média superior ou igual a 1,25 e inferior ou igual a 1,30 em cada uma das faces e com um limite de resistência à tração superior ou igual a 115MPa, segundo Norma DIN 10.002-91

5

7607.11.90

Outras

5

7607.19

--Outras

 

7607.19.10

Gravadas ("etched"), mesmo com camada de óxido de alumínio, de espessura inferior ou igual a 110 micrometros (mícrons) e com um conteúdo de alumínio superior ou igual a 99,90%, em peso

5

7607.19.90

Outras

5

7607.20.00

-Com suporte

5

 

 

 

76.08

TUBOS DE ALUMÍNIO

 

7608.10.00

-De alumínio não ligado

5

7608.20.00

-De ligas de alumínio

5

 

 

 

7609.00.00

ACESSÓRIOS PARA TUBOS [POR EXEMPLO: UNIÕES, COTOVELOS, LUVAS(MANGAS)], DE ALUMÍNIO

5

 

 

 

76.10

CONSTRUÇÕES E SUAS PARTES (POR EXEMPLO: PONTES E ELEMENTOS DE PONTES, TORRES, PÓRTICOS, PILARES, COLUNAS, ARMAÇÕES, ESTRUTURAS PARA TELHADOS, PORTAS E JANELAS, E SEUS CAIXILHOS, ALIZARES E SOLEIRAS, BALAUSTRADAS), DE ALUMÍNIO, EXCETO AS CONSTRUÇÕES, PRÉ-FABRICADAS DA POSIÇÃO 94.06; CHAPAS, BARRAS, PERFIS, TUBOS E SEMELHANTES, DE ALUMÍNIO, PRÓPRIOS PARA CONSTRUÇÕES

 

7610.10.00

-Portas e janelas, e seus caixilhos, alizares e soleiras

5

7610.90.00

-Outros

5

 

 

 

7611.00.00

RESERVATÓRIOS, TONÉIS, CUBAS E RECIPIENTES SEMELHANTES PARA QUAISQUER MATÉRIAS (EXCETO GASES COMPRIMIDOS OU LIQUEFEITOS), DE ALUMÍNIO, DE CAPACIDADE SUPERIOR A 300 LITROS, SEM DISPOSITIVOS MECÂNICOS OU TÉRMICOS, MESMO COM REVESTIMENTO INTERIOR OU CALORÍFUGO

5

 

 

 

76.12

RESERVATÓRIOS, BARRIS, TAMBORES, LATAS, CAIXAS E RECIPIENTES SEMELHANTES (INCLUÍDOS OS RECIPIENTES TUBULARES, RÍGIDOS OU FLEXÍVEIS), PARA QUAISQUER MATÉRIAS (EXCETO GASES COMPRIMIDOS OU LIQUEFEITOS), DE ALUMÍNIO, DE CAPACIDADE NÃO SUPERIOR A 300 LITROS, SEM DISPOSITIVOS MECÂNICOS OU TÉRMICOS, MESMO COM REVESTIMENTO INTERIOR OU CALORÍFUGO

 

7612.10.00

-Recipientes tubulares, flexíveis

10

7612.90

-Outros

 

7612.90.1

Recipientes tubulares

 

7612.90.11

Para aerossóis, com capacidade inferior ou igual a 700cm³

10

7612.90.19

Outros

10

7612.90.90

Outros

10

 

 

 

7613.00.00

RECIPIENTES PARA GASES COMPRIMIDOS OU LIQUEFEITOS, DE ALUMÍNIO

10

 

 

 

76.14

CORDAS, CABOS, TRANÇAS E SEMELHANTES, DE ALUMÍNIO, NÃO ISOLADOS PARA USOS ELÉTRICOS

 

7614.10

-Com alma de aço

 

7614.10.10

Cordas e cabos

10

7614.10.90

Outros

10

7614.90

-Outros

 

7614.90.10

Cabos

10

7614.90.90

Outros

10

 

 

 

76.15

ARTEFATOS DE USO DOMÉSTICO, DE HIGIENE OU DE TOUCADOR, E SUAS PARTES, DE ALUMÍNIO; ESPONJAS, ESFREGÕES, LUVAS E ARTEFATOS SEMELHANTES, PARA LIMPEZA, POLIMENTO E USOS SEMELHANTES, DE ALUMÍNIO

 

7615.1

-Artefatos de uso doméstico e suas partes; esponjas, esfregões, luvas e artefatos semelhantes, para limpeza, polimento e usos semelhantes

 

7615.11.00

--Esponjas, esfregões, luvas e artefatos semelhantes, para limpeza, polimento e usos semelhantes

10

7615.19.00

--Outros

10

7615.20.00

-Artefatos de higiene ou toucador, e suas partes

10

 

 

 

76.16

OUTRAS OBRAS DE ALUMÍNIO

 

7616.10.00

-Tachas, pregos, escápulas, parafusos, pinos ou pernos roscados, porcas, ganchos roscados, rebites, chavetas, cavilhas, contrapinos ou troços, arruelas (anilhas*) e artefatos semelhantes

10

7616.9

-Outras

 

7616.91.00

--Telas metálicas, grades e redes, de fio de alumínio

10

7616.99.00

--Outras

5

 

CAPÍTULO 77
(Reservado para uma eventual utilização futura no Sistema Harmonizado)

 

CAPÍTULO 78
CHUMBO E SUAS OBRAS

 

Nota

1. Neste Capítulo consideram-se:

a) Barras:

os produtos laminados, extrudados, estirados ou forjados, não enrolados, cuja seção transversal, maciça e constante em todo o comprimento, tenha a forma circular, oval, quadrada, retangular, de triângulo equilátero ou de polígono convexo regular (incluídos os círculos achatados e os retângulos modificados, em que dois dos lados opostos tenham a forma de arco de círculo convexo e os dois outros sejam retilíneos, iguais e paralelos). Os produtos de seção transversal quadrada, retangular, triangular ou poligonal podem apresentar ângulos arredondados ao longo de todo o comprimento. A espessura dos produtos de seção transversal retangular (incluídos os produtos de seção retangular modificada) excede a décima parte da largura. Também se consideram barras os produtos com as referidas formas e dimensões, obtidos por moldação, vazamento ou sinterização, que tenham sofrido posteriormente à sua obtenção um trabalho mais adiantado do que a simples eliminação de rebarbas, desde que tal trabalho não lhes confira das características de artefatos ou obras incluídos em outras posições.

b) Perfis:

os produtos laminados, extrudados, estirados, forjados, modelados ou dobrados, mesmo em rolos, de seção transversal constante em todo o comprimento e que não correspondam a qualquer das definições de barras, fios, chapas, tiras, folhas ou tubos. Também se consideram perfis os produtos com as mesmas formas, obtidos por moldação, vazamento ou sinterização, que tenham sofrido posteriormente à sua obtenção um trabalho mais adiantado do que a simples eliminação de rebarbas, desde que tal trabalho não lhes confira as características de artefatos ou obras incluídos em outras posições.

c) Fios:

os produtos laminados, extrudados, estirados ou trefilados, em rolos, cuja seção transversal, maciça e constante em todo o comprimento, tenha a forma circular, oval, quadrada, retangular, de triângulo equilátero ou de polígono convexo regular (incluídos os círculos achatados e os retângulos modificados, em que dois dos lados opostos tenham a forma de arco de círculo convexo e os dois outros sejam retilíneos, iguais e paralelos). Os produtos de seção transversal quadrada, retangular, triangular ou poligonal podem apresentar ângulos arredondados ao longo de todo o comprimento. A espessura dos produtos de seção transversal retangular (incluídos os produtos de seção retangular modificada) excede a décima parte da largura.

d) Chapas, tiras e folhas:

os produtos de superfície plana (exceto os produtos em formas brutas da posição 78.01), mesmo em rolos, de seção transversal maciça retangular, mesmo com ângulos arredondados (incluídos os retângulos modificados em que dois dos lados opostos tenham a forma de arco de círculo convexo e os dois outros sejam retilíneos, iguais e paralelos), de espessura constante, que se apresentem:

- na forma quadrada ou retangular, com espessura não superior à décima parte da largura,

- em formas diferentes da quadrada ou retangular, qualquer que seja a dimensão, desde que não tenham as características de artefatos ou obras incluídos em outras posições.

Estão incluídas na posição 78.04 as chapas, tiras e folhas, que apresentem motivos (por exemplo: ranhuras, estrias, gofragens, lágrimas, botões, losangos) e as que tenham sido perfuradas, onduladas, polidas ou revestidas, desde que esses trabalhos não lhes confiram as características de artefatos ou obras incluídos em outras posições.

e) Tubos:

os produtos ocos, mesmo em rolos, de seção transversal constante em todo o comprimento, podendo apresentar uma única cavidade fechada, em forma circular, oval, quadrada, retangular, de triângulo equilátero ou de polígono convexo regular e com paredes de espessura constante. Também se consideram tubos os produtos de seção transversal quadrada, retangular, de triângulo equilátero ou de polígono convexo regular, mesmo com ângulos arredondados ao longo de todo o comprimento, desde que as seções transversais interior e exterior tenham a mesma forma, a mesma disposição e o mesmo centro. Os tubos que tenham as seções transversais acima referidas podem apresentar-se polidos, revestidos, curvados, roscados, perfurados, estrangulados, dilatados, cônicos ou providos de flanges, aros, anéis.

 

Nota de Subposição

1. Neste Capítulo considera-se chumbo refinado (afinado):

o metal contendo pelo menos 99,9%, em peso, de chumbo, desde que o teor, em peso, de qualquer outro elemento não exceda os limites indicados no quadro seguinte:

Quadro - Outros elementos

Elemento

Teor limite %

em peso

Ag Prata

0,02

As Arsênio

0,005

Bi Bismuto

0,05

Ca Cálcio

0,002

Cd Cádmio

0,002

Cu Cobre

0,08

Fe Ferro

0,002

S Enxofre

0,002

Sb Antimônio

0,005

Sn Estanho

0,005

Zn Zinco

0,002

Outros (Te, por exemplo), cada um

0,001

 

CÓDIGO NCM

DESCRIÇÃO

ALÍQUOTA (%)

78.01

CHUMBO EM FORMAS BRUTAS

 

7801.10

-Chumbo refinado (afinado)

 

7801.10.1

Eletrolítico

 

7801.10.11

Em lingotes

0

7801.10.19

Outros

0

7801.10.90

Outros

0

7801.9

-Outros

 

7801.91.00

--Contendo antimônio como segundo elemento predominante em peso

0

7801.99.00

--Outros

0

 

 

 

7802.00.00

DESPERDÍCIOS E RESÍDUOS, DE CHUMBO

NT

 

 

 

7803.00.00

BARRAS, PERFIS E FIOS, DE CHUMBO

0

 

 

 

78.04

CHAPAS, FOLHAS E TIRAS, DE CHUMBO; PÓS E ESCAMAS, DE CHUMBO

 

7804.1

-Chapas, folhas e tiras

 

7804.11.00

--Folhas e tiras, de espessura não superior a 0,2mm (excluído o suporte)

0

7804.19.00

--Outras

0

7804.20.00

-Pós e escamas

0

 

 

 

7805.00.00

TUBOS E SEUS ACESSÓRIOS [POR EXEMPLO: UNIÕES, COTOVELOS, LUVAS (MANGAS)], DE CHUMBO

0

 

 

 

7806.00.00

OUTRAS OBRAS DE CHUMBO

0

 

CAPÍTULO 79
ZINCO E SUAS OBRAS

 

Nota

1. Neste Capítulo consideram-se:

a) Barras:

os produtos laminados, extrudados, estirados ou forjados, não enrolados, cuja seção transversal, maciça e constante em todo o comprimento, tenha a forma circular, oval, quadrada, retangular, de triângulo equilátero ou de polígono convexo regular (incluídos os círculos achatados e os retângulos modificados, em que dois dos lados opostos tenham a forma de arco de círculo convexo e os dois outros sejam retilíneos, iguais e paralelos). Os produtos de seção transversal quadrada, retangular, triangular ou poligonal podem apresentar ângulos arredondados ao longo de todo o comprimento. A espessura dos produtos de seção transversal retangular (incluídos os produtos de seção retangular modificada) excede a décima parte da largura. Também se consideram barras os produtos com as referidas formas e dimensões, obtidos por moldação, vazamento ou sinterização, que tenham sofrido posteriormente à sua obtenção um trabalho mais adiantado do que a simples eliminação de rebarbas, desde que tal trabalho não lhes confira as características de artefatos ou obras incluídos em outras posições.

b) Perfis:

os produtos laminados, extrudados, estirados, forjados, modelados ou dobrados, mesmo em rolos, de seção transversal constante em todo o comprimento e que não correspondam a qualquer das definições de barras, fios, chapas, tiras, folhas ou tubos. Também se consideram perfis os produtos com as mesmas formas, obtidos por moldação, vazamento ou sinterização, que tenham sofrido posteriormente à sua obtenção um trabalho mais adiantado do que a simples eliminação de rebarbas, desde que tal trabalho não lhes confira as características de artefatos ou obras incluídos em outras posições.

c) Fios:

os produtos laminados, extrudados, estirados ou trefilados, em rolos, cuja seção transversal, maciça e constante em todo o comprimento, tenha a forma circular, oval, quadrada, retangular, de triângulo equilátero ou de polígono convexo regular (incluídos os círculos achatados e os retângulos modificados, em que dois dos lados opostos tenham a forma de arco de círculo convexo e os dois outros sejam retilíneos, iguais e paralelos). Os produtos de seção transversal quadrada, retangular, triangular ou poligonal podem apresentar ângulos arredondados ao longo de todo o comprimento. A espessura dos produtos de seção transversal retangular (incluídos os produtos de seção retangular modificada) excede a décima parte da largura.

d) Chapas, tiras e folhas:

os produtos de superfície plana (exceto os produtos em formas brutas da posição 79.01), mesmo em rolos, de seção transversal maciça retangular, mesmo com ângulos arredondados (incluídos os retângulos modificados em que dois dos lados opostos tenham a forma de arco de círculo convexo e os dois outros sejam retilíneos, iguais e paralelos), de espessura constante, que se apresentem:

- na forma quadrada ou retangular, com espessura não superior à décima parte da largura,

- em formas diferentes da quadrada ou retangular, qualquer que seja a dimensão, desde que não tenham as características de artefatos ou obras incluídos em outras posições.

Estão incluídas na posição 79.05 as chapas, tiras e folhas, que apresentem motivos (por exemplo: ranhuras, estrias, gofragens, lágrimas, botões, losangos) e as que tenham sido perfuradas, onduladas, polidas ou revestidas, desde que esses trabalhos não lhes confiram as características de artefatos ou obras incluídos em outras posições.

e) Tubos:

os produtos ocos, mesmo em rolos, de seção transversal constante em todo o comprimento, podendo apresentar uma única cavidade fechada, em forma circular, oval, quadrada, retangular, de triângulo equilátero ou de polígono convexo regular e com paredes de espessura constante. Também se consideram tubos os produtos de seção transversal quadrada, retangular, de triângulo equilátero ou de polígono convexo regular, mesmo com ângulos arredondados ao longo de todo o comprimento, desde que as seções transversais interior e exterior tenham a mesma forma, a mesma disposição e o mesmo centro. Os tubos que tenham as seções transversais acima referidas podem apresentar-se polidos, revestidos, curvados, roscados, perfurados, estrangulados, dilatados, cônicos ou providos de flanges, aros, anéis.

 

Nota de Subposições

1. Neste Capítulo consideram-se:

a) Zinco não ligado:

o metal contendo pelo menos 97,5%, em peso, de zinco.

b) Ligas de zinco:

as matérias metálicas nas quais o zinco predomine, em peso, sobre cada um dos outros elementos, desde que o teor total, em peso, dos outros elementos exceda 2,5%.

c) Poeiras de zinco:

as poeiras obtidas pela condensação de vapores de zinco e que apresentem partículas esféricas mais finas que os pós. Pelo menos 80%, em peso, dentre elas devem passar na peneira com abertura de malha de 63 micrometros (mícrons). Devem conter pelo menos 85%, em peso, de zinco metálico.

CÓDIGO NCM

DESCRIÇÃO

ALÍQUOTA (%)

79.01

ZINCO EM FORMAS BRUTAS

 

7901.1

-Zinco não ligado

 

7901.11

--Contendo, em peso, 99,99% ou mais de zinco

 

7901.11.1

Eletrolítico

 

7901.11.11

Em lingotes

0

7901.11.19

Outros

0

7901.11.9

Outros

 

7901.11.91

Em lingotes

0

7901.11.99

Outros

0

7901.12

--Contendo, em peso, menos de 99,99% de zinco

 

7901.12.10

Em lingotes

0

7901.12.90

Outros

0

7901.20

-Ligas de zinco

 

7901.20.10

Em lingotes

0

7901.20.90

Outros

0

 

 

 

7902.00.00

DESPERDÍCIOS E RESÍDUOS, DE ZINCO

NT

 

 

 

79.03

POEIRAS, PÓS E ESCAMAS, DE ZINCO

 

7903.10.00

-Poeiras de zinco

0

7903.90.00

-Outros

0

 

 

 

7904.00.00

BARRAS, PERFIS E FIOS, DE ZINCO

0

 

 

 

7905.00.00

CHAPAS, FOLHAS E TIRAS, DE ZINCO

0

 

 

 

7906.00.00

TUBOS E SEUS ACESSÓRIOS [POR EXEMPLO: UNIÕES, COTOVELOS, LUVAS (MANGAS)], DE ZINCO

0

 

 

 

7907.00.00

OUTRAS OBRAS DE ZINCO

0

 

CAPÍTULO 80
ESTANHO E SUAS OBRAS

 

Nota

1. Neste Capítulo consideram-se:

a) Barras:

os produtos laminados, extrudados, estirados ou forjados, não enrolados, cuja seção transversal, maciça e constante em todo o comprimento, tenha a forma circular, oval, quadrada, retangular, de triângulo equilátero ou de polígono convexo regular (incluídos os círculos achatados e os retângulos modificados, em que dois dos lados opostos tenham a forma de arco de círculo convexo e os dois outros sejam retilíneos, iguais e paralelos). Os produtos de seção transversal quadrada, retangular, triangular ou poligonal podem apresentar ângulos arredondados ao longo de todo o comprimento. A espessura dos produtos de seção transversal retangular (incluídos os produtos de seção retangular modificada) excede a décima parte da largura. Também se consideram barras os produtos com as referidas formas e dimensões, obtidos por moldação, vazamento ou sinterização, que tenham sofrido posteriormente à sua obtenção um trabalho mais adiantado do que a simples eliminação de rebarbas, desde que tal trabalho não lhes confira as características de artefatos ou obras incluídos em outras posições.

b) Perfis:

os produtos laminados, extrudados, estirados, forjados, modelados ou dobrados, mesmo em rolos, de seção transversal constante em todo o comprimento e que não correspondam a qualquer das definições de barras, fios, chapas, tiras, folhas ou tubos. Também se consideram perfis os produtos com as mesmas formas, obtidos por moldação, vazamento ou sinterização, que tenham sofrido posteriormente à sua obtenção um trabalho mais adiantado do que a simples eliminação de rebarbas, desde que tal trabalho não lhes confira as características de artefatos ou obras incluídos em outras posições.

c) Fios:

os produtos laminados, extrudados, estirados ou trefilados, em rolos, cuja seção transversal, maciça e constante em todo o comprimento, tenha a forma circular, oval, quadrada, retangular, de triângulo equilátero ou de polígono convexo regular (incluídos os círculos achatados e os retângulos modificados, em que dois dos lados opostos tenham a forma de arco de círculo convexo e os dois outros sejam retilíneos, iguais e paralelos). Os produtos de seção transversal quadrada, retangular, triangular ou poligonal podem apresentar ângulos arredondados ao longo de todo o comprimento. A espessura dos produtos de seção transversal retangular (incluídos os produtos de seção retangular modificada) excede a décima parte da largura.

d) Chapas, tiras e folhas:

os produtos de superfície plana (exceto os produtos em formas brutas da posição 80.01), mesmo em rolos, de seção transversal maciça retangular, mesmo com ângulos arredondados (incluídos os retângulos modificados em que dois dos lados opostos tenham a forma de arco de círculo convexo e os dois outros sejam retilíneos, iguais e paralelos), de espessura constante, que se apresentem:

- na forma quadrada ou retangular, com espessura não superior à décima parte da largura,

- em formas diferentes da quadrada ou retangular, qualquer que seja a dimensão, desde que não tenham as características de artefatos ou obras incluídos em outras posições.

Estão incluídas nas posições 80.04 e 80.05 as chapas, tiras e folhas, que apresentem motivos (por exemplo: ranhuras, estrias, gofragens, lágrimas, botões, losangos) e as que tenham sido perfuradas, onduladas, polidas ou revestidas, desde que esses trabalhos não lhes confiram as características de artefatos ou obras incluídos em outras posições.

e) Tubos:

os produtos ocos, mesmo em rolos, de seção transversal constante em todo o comprimento, podendo apresentar uma única cavidade fechada, em forma circular, oval, quadrada, retangular, de triângulo equilátero ou de polígono convexo regular e com paredes de espessura constante. Também se consideram tubos os produtos de seção transversal quadrada, retangular, de triângulo equilátero ou de polígono convexo regular, mesmo com ângulos arredondados ao longo de todo o comprimento, desde que as seções transversais interior e exterior tenham a mesma forma, a mesma disposição e o mesmo centro. Os tubos que tenham as seções transversais acima referidas podem apresentar-se polidos, revestidos, curvados, roscados, perfurados, estrangulados, dilatados, cônicos ou providos de flanges, aros, anéis.

 

Nota de Subposições

1. Neste Capítulo consideram-se:

a) Estanho não ligado:

o metal contendo, em peso, pelo menos 99% de estanho, desde que o teor, em peso, de bismuto ou de cobre eventualmente presentes seja inferior aos limites indicados no quadro seguinte:

Quadro – Outros elementos

Elemento

Teor limite %

em peso

Bi Bismuto

0,1

Cu Cobre

0,4

b) Ligas de estanho:

as matérias metálicas nas quais o estanho predomine, em peso, sobre cada um dos outros elementos, desde que:

1) o teor total, em peso, dos outros elementos exceda 1%; ou

2) o teor, em peso, de bismuto ou de cobre seja igual ou superior aos limites indicados no quadro precedente.

CÓDIGO NCM

DESCRIÇÃO

ALÍQUOTA (%)

80.01

ESTANHO EM FORMAS BRUTAS

 

8001.10.00

-Estanho não ligado

0

8001.20.00

-Ligas de estanho

0

 

 

 

8002.00.00

DESPERDÍCIOS E RESÍDUOS, DE ESTANHO

NT

 

 

 

8003.00.00

BARRAS, PERFIS E FIOS, DE ESTANHO

0

 

 

 

8004.00.00

CHAPAS, FOLHAS E TIRAS, DE ESTANHO, DE ESPESSURA SUPERIOR A 0,2mm

0

 

 

 

8005.00

FOLHAS E TIRAS, DELGADAS, DE ESTANHO (MESMO IMPRESSAS OU COM SUPORTE DE PAPEL, CARTÃO, PLÁSTICOS OU SEMELHANTES), DE ESPESSURA NÃO SUPERIOR A 0,2mm (EXCLUÍDO O SUPORTE); PÓS E ESCAMAS, DE ESTANHO

 

8005.00.10

Folhas e tiras, delgadas

0

8005.00.20

Pós e escamas

0

 

 

 

8006.00.00

TUBOS E SEUS ACESSÓRIOS [POR EXEMPLO: UNIÕES, COTOVELOS, LUVAS (MANGAS)], DE ESTANHO

0

 

 

 

8007.00.00

OUTRAS OBRAS DE ESTANHO

0

 

CAPÍTULO 81
OUTROS METAIS COMUNS; CERAMAIS ("CERMETS");
OBRAS DESSAS MATÉRIAS

 

Nota de Subposições

1. A Nota 1 do Capítulo 74, que define barras, perfis, fios, chapas, tiras e folhas, aplica-se, "mutatis mutandis", ao presente Capítulo.

CÓDIGO NCM

DESCRIÇÃO

ALÍQUOTA (%)

81.01

TUNGSTÊNIO (VOLFRÂMIO) E SUAS OBRAS, INCLUÍDOS OS DESPERDÍCIOS E RESÍDUOS

 

8101.10.00

-Pós

0

8101.9

-Outros

 

8101.94.00

--Tungstênio em formas brutas, incluídas as barras simplesmente obtidas por sinterização

0

8101.95.00

--Barras, exceto as simplesmente obtidas por sinterização, perfis, chapas, tiras e folhas

0

8101.96.00

--Fios

0

8101.97.00

--Desperdícios e resíduos

0

8101.99

--Outros

 

8101.99.10

Do tipo dos utilizados na a fabricação de contatos elétricos

0

8101.99.90

Outros

0

 

 

 

81.02

MOLIBDÊNIO E SUAS OBRAS, INCLUÍDOS OS DESPERDÍCIOS E RESÍDUOS

 

8102.10.00

-Pós

0

8102.9

-Outros

 

8102.94.00

--Molibdênio em formas brutas, incluídas as barras simplesmente obtidas por sinterização

0

8102.95.00

--Barras, exceto as simplesmente obtidas por sinterização, perfis, chapas, tiras e folhas

0

8102.96.00

--Fios

0

8102.97.00

--Desperdícios e resíduos

0

8102.99.00

--Outros

0

 

 

 

81.03

TÂNTALO E SUAS OBRAS, INCLUÍDOS OS DESPERDÍCIOS E RESÍDUOS

 

8103.20.00

-Tântalo em formas brutas, incluídas as barras simplesmente obtidas por sinterização; pós

0

8103.30.00

-Desperdícios e resíduos

0

8103.90.00

-Outros

0

 

 

 

81.04

MAGNÉSIO E SUAS OBRAS, INCLUÍDOS OS DESPERDÍCIOS E RESÍDUOS

 

8104.1

-Magnésio em formas brutas

 

8104.11.00

--Contendo pelo menos 99,8%, em peso, de magnésio

0

8104.19.00

--Outros

0

8104.20.00

-Desperdícios e resíduos

NT

8104.30.00

-Resíduos de torno e grânulos, calibrados; pós

4

8104.90.00

-Outros

4

 

 

 

81.05

MATES DE COBALTO E OUTROS PRODUTOS INTERMEDIÁRIOS DA METALURGIA DO COBALTO; COBALTO E SUAS OBRAS, INCLUÍDOS OS DESPERDÍCIOS E RESÍDUOS

 

8105.20

-Mates de cobalto e outros produtos intermediários da metalurgia do cobalto; cobalto em formas brutas; pós

 

8105.20.10

Em formas brutas

0

8105.20.20

Pós

0

8105.20.90

Outros

0

8105.30.00

-Desperdícios e resíduos

0

8105.90

-Outros

 

8105.90.10

Chapas, folhas, tiras, fios, hastes, pastilhas e plaquetas

0

8105.90.90

Outros

0

 

 

 

8106.00

BISMUTO E SUAS OBRAS, INCLUÍDOS OS DESPERDÍCIOS E RESÍDUOS

 

8106.00.10

Em bruto

0

8106.00.90

Outros

0

 

 

 

81.07

CÁDMIO E SUAS OBRAS, INCLUÍDOS OS DESPERDÍCIOS E RESÍDUOS

 

8107.20

-Cádmio em formas brutas; pós

 

8107.20.10

Em formas brutas

0

8107.20.20

Pós

0

8107.30.00

-Desperdícios e resíduos

0

8107.90.00

-Outros

0

 

 

 

81.08

TITÂNIO E SUAS OBRAS, INCLUÍDOS OS DESPERDÍCIOS E RESÍDUOS

 

8108.20.00

-Titânio em formas brutas; pós

0

8108.30.00

-Desperdícios e resíduos

0

8108.90.00

-Outros

0

 

 

 

81.09

ZIRCÔNIO E SUAS OBRAS, INCLUÍDOS OS DESPERDÍCIOS E RESÍDUOS

 

8109.20.00

-Zircônio em formas brutas; pós

0

8109.30.00

-Desperdícios e resíduos

0

8109.90.00

-Outros

0

 

 

 

81.10

ANTIMÔNIO E SUAS OBRAS, INCLUÍDOS OS DESPERDÍCIOS E RESÍDUOS

 

8110.10

-Antimônio em formas brutas; pós

 

8110.10.10

Em formas brutas

0

8110.10.20

Pós

0

8110.20.00

-Desperdícios e resíduos

0

8110.90.00

-Outros

0

 

 

0

8111.00

MANGANÊS E SUAS OBRAS, INCLUÍDOS OS DESPERDÍCIOS E RESÍDUOS

 

8111.00.10

Em bruto

0

8111.00.20

Chapas, folhas, tiras, fios, hastes, pastilhas e plaquetas

0

8111.00.90

Outros

0

 

 

 

81.12

BERÍLIO, CROMO, GERMÂNIO, VANÁDIO, GÁLIO, HÁFNIO (CÉLTIO), ÍNDIO, NIÓBIO (COLÔMBIO), RÊNIO E TÁLIO, E SUAS OBRAS, INCLUÍDOS OS DESPERDÍCIOS E RESÍDUOS

 

8112.1

-Berílio

 

8112.12.00

--Em formas brutas; pós

0

8112.13.00

--Desperdícios e resíduos

0

8112.19.00

--Outros

0

8112.2

-Cromo

 

8112.21

--Em formas brutas; pós

 

8112.21.10

Em formas brutas

0

8112.21.20

Pós

0

8112.22.00

--Desperdícios e resíduos

0

8112.29.00

--Outros

0

8112.30.00

-Germânio

0

8112.40.00

-Vanádio

0

8112.5

-Tálio

 

8112.51.00

--Em formas brutas; pós

0

8112.52.00

--Desperdícios e resíduos

0

8112.59.00

--Outros

0

8112.9

-Outros

 

8112.92.00

--Em formas brutas; desperdícios e resíduos; pós

0

8112.99.00

--Outros

0

 

 

 

8113.00

CERAMAIS ("CERMETS") E SUAS OBRAS, INCLUÍDOS OS DESPERDÍCIOS E RESÍDUOS

 

8113.00.10

Chapas, folhas, tiras, fios, hastes, pastilhas e plaquetas

0

8113.00.90

Outros

0

 

CAPÍTULO 82
FERRAMENTAS, ARTEFATOS DE CUTELARIA E TALHERES,
E SUAS PARTES, DE METAIS COMUNS

 

Notas

1. Ressalvadas as lamparinas ou lâmpadas de soldar, forjas portáteis, mós com armação e sortidos de manicuros ou pedicuros, assim como os artefatos da posição 82.09, o presente Capítulo compreende somente os artefatos providos de uma lâmina ou de uma parte operante:

a) de metal comum;

b) de carbonetos metálicos ou de ceramais ("cermets");

c) de pedras preciosas ou semipreciosas ou de pedras sintéticas ou reconstituídas, em suportes de metais comuns, de carbonetos metálicos ou de ceramais ("cermets");

d) de matérias abrasivas em suporte de metais comuns, desde que se trate de ferramentas cujos dentes, arestas ou outras partes operantes ou cortantes não tenham perdido a sua função própria em virtude da adição de pós abrasivos.

2. As partes de metais comuns dos artefatos do presente Capítulo classificam-se na mesma posição dos artefatos a que se destinam, exceto as partes especificamente designadas e os porta-ferramentas para ferramentas manuais, da posição 84.66. Estão todavia excluídas, em todos os casos, deste Capítulo as partes e acessórios de uso geral, na acepção da Nota 2 da presente Seção.

Estão excluídos do presente Capítulo as cabeças, pentes, contrapentes e lâminas, de aparelhos de barbear, de cortar cabelo ou de tosquiar, elétricos (posição 85.10).

3. Os sortidos constituídos de uma ou várias facas da posição 82.11 e de quantidade pelo menos igual de artefatos da posição 82.15 classificam-se nesta última.

CÓDIGO NCM

DESCRIÇÃO

ALÍQUOTA (%)

82.01

PÁS, ALVIÕES, PICARETAS, ENXADAS, SACHOS, FORCADOS E FORQUILHAS, ANCINHOS E RASPADEIRAS; MACHADOS, PODÕES E FERRAMENTAS SEMELHANTES COM GUME; TESOURAS DE PODAR DE TODOS OS TIPOS; FOICES E FOICINHAS, FACAS PARA FENO OU PARA PALHA, TESOURAS PARA SEBES, CUNHAS E OUTRAS FERRAMENTAS MANUAIS PARA AGRICULTURA, HORTICULTURA OU SILVICULTURA

 

8201.10.00

-Pás

0

8201.20.00

-Forcados e forquilhas

0

8201.30.00

-Alviões, picaretas, enxadas, sachos, ancinhos e raspadeiras

0

8201.40.00

-Machados, podões e ferramentas semelhantes com gume

0

8201.50.00

-Tesouras de podar (incluídas as tesouras para aves) manipuladas com uma das mãos

0

8201.60.00

-Tesouras para sebes, tesouras de podar e ferramentas semelhantes, manipuladas com as duas mãos

0

8201.90.00

-Outras ferramentas manuais, para agricultura, horticultura e silvicultura

0

 

 

 

82.02

SERRAS MANUAIS; FOLHAS DE SERRAS DE TODOS OS TIPOS (INCLUÍDAS AS FRESAS-SERRAS E AS FOLHAS NÃO DENTADAS PARA SERRAR)

 

8202.10.00

-Serras manuais

8

8202.20.00

-Folhas de serras de fita

8

8202.3

-Folhas para serras circulares (incluídas as fresas-serras):

 

8202.31.00

--Com parte operante de aço

8

8202.39.00

--Outras, incluídas as partes

8

8202.40.00

-Correntes cortantes de serras

8

8202.9

-Outras folhas de serras

 

8202.91.00

--Folhas de serras retilíneas, para trabalhar metais

8

8202.99

--Outras

 

8202.99.10

Retas, não denteadas, para serrar pedras

8

8202.99.90

Outras

8

 

 

 

82.03

LIMAS, GROSAS, ALICATES (MESMO CORTANTES), TENAZES, PINÇAS, CISALHAS PARA METAIS, CORTA-TUBOS, CORTA-PINOS, SACA-BOCADOS E FERRAMENTAS SEMELHANTES, MANUAIS

 

8203.10

-Limas, grosas e ferramentas semelhantes

 

8203.10.10

Limas e grosas

8

8203.10.90

Outras

8

8203.20

-Alicates (mesmo cortantes), tenazes, pinças e ferramentas semelhantes

 

8203.20.10

Alicates (mesmo cortantes)

8

8203.20.90

Outras

8

8203.30.00

-Cisalhas para metais e ferramentas semelhantes

8

8203.40.00

-Corta-tubos, corta-pinos, saca-bocados e ferramentas semelhantes

8

 

 

 

82.04

CHAVES DE PORCAS, MANUAIS (INCLUÍDAS AS CHAVES DINAMOMÉTRICAS); CHAVES DE CAIXA INTERCAMBIÁVEIS, MESMO COM CABOS

 

8204.1

-Chaves de porcas, manuais

 

8204.11.00

--De abertura fixa

8

8204.12.00

--De abertura variável

8

8204.20.00

-Chaves de caixa intercambiáveis, mesmo com cabos

8

 

 

 

82.05

FERRAMENTAS MANUAIS (INCLUÍDOS OS DIAMANTES DE VIDRACEIRO) NÃO ESPECIFICADAS NEM COMPREENDIDAS EM OUTRAS POSIÇÕES, LAMPARINAS OU LÂMPADAS DE SOLDAR (MAÇARICOS) E SEMELHANTES; TORNOS DE APERTAR, SARGENTOS E SEMELHANTES, EXCETO OS ACESSÓRIOS OU PARTES DE MÁQUINAS-FERRAMENTAS; BIGORNAS; FORJAS-PORTÁTEIS; MÓS COM ARMAÇÃO, MANUAIS OU DE PEDAL

 

8205.10.00

-Ferramentas de furar ou de roscar

8

8205.20.00

-Martelos e marretas

8

8205.30.00

-Plainas, formões, goivas e ferramentas cortantes semelhantes, para trabalhar madeira

8

8205.40.00

-Chaves de fenda

8

8205.5

-Outras ferramentas manuais (incluídos os corta-vidros)

 

8205.51.00

--De uso doméstico

8

8205.59.00

--Outras

8

8205.60.00

-Lamparinas ou lâmpadas de soldar (maçaricos) e semelhantes

8

8205.70.00

-Tornos de apertar, sargentos e semelhantes

8

8205.80.00

-Bigornas; forjas-portáteis; mós com armação, manuais ou de pedal

8

8205.90.00

-Sortidos constituídos de artefatos incluídos em pelo menos duas das subposições anteriores

8

 

 

 

8206.00.00

FERRAMENTAS DE PELO MENOS DUAS DAS POSIÇÕES 82.02 A 82.05, ACONDICIONADAS EM SORTIDOS PARA VENDA A RETALHO

8

 

 

 

82.07

FERRAMENTAS INTERCAMBIÁVEIS PARA FERRAMENTAS MANUAIS, MESMO MECÂNICAS, OU PARA MÁQUINAS-FERRAMENTAS (POR EXEMPLO: DE EMBUTIR, ESTAMPAR, PUNCIONAR, ROSCAR, FURAR, MANDRILAR, BROCHAR, FRESAR, TORNEAR, APARAFUSAR), INCLUÍDAS AS FIEIRAS DE ESTIRAGEM OU DE EXTRUSÃO, PARA METAIS, E AS FERRAMENTAS DE PERFURAÇÃO OU DE SONDAGEM

 

8207.1

-Ferramentas de perfuração ou de sondagem

 

8207.13.00

--Com parte operante de ceramais ("cermets")

8

8207.19.00

--Outras, incluídas as partes

8

8207.20.00

-Fieiras de estiragem ou de extrusão, para metais

8

8207.30.00

-Ferramentas de embutir, de estampar ou de puncionar

5

8207.40

-Ferramentas de roscar interior ou exteriormente

 

8207.40.10

De roscar interiormente

8

8207.40.20

De roscar exteriormente

8

8207.50

-Ferramentas de furar

 

8207.50.1

Brocas, mesmo diamantadas

 

8207.50.11

Helicoidais, com diâmetro inferior ou igual a 52mm

8

8207.50.19

Outras

8

8207.50.90

Outras

8

8207.60.00

-Ferramentas de mandrilar ou de brochar

8

8207.70

-Ferramentas de fresar

 

8207.70.10

De topo

8

8207.70.20

Para cortar engrenagens

8

8207.70.90

Outros

8

8207.80.00

-Ferramentas de tornear

8

8207.90.00

-Outras ferramentas intercambiáveis

8

 

 

 

82.08

FACAS E LÂMINAS CORTANTES, PARA MÁQUINAS OU PARA APARELHOS MECÂNICOS

 

8208.10.00

-Para trabalhar metais

8

8208.20.00

-Para trabalhar madeira

8

8208.30.00

-Para aparelhos de cozinha ou para máquinas das indústrias alimentares

8

8208.40.00

-Para máquinas de agricultura, horticultura ou silvicultura

8

 

Ex 01 - Navalhas triangulares (faquinhas serrilhadas) de uso em colheitadeiras agrícolas

4

8208.90.00

-Outras

8

 

 

 

8209.00

PLAQUETAS, VARETAS, PONTAS E OBJETOS SEMELHANTES PARA FERRAMENTAS, NÃO MONTADOS, DE CERAMAIS ("CERMETS")

 

8209.00.1

Plaquetas ou pastilhas

 

8209.00.11

Intercambiáveis

8

8209.00.19

Outras

8

8209.00.90

Outros

8

 

 

 

8210.00

APARELHOS MECÂNICOS DE ACIONAMENTO MANUAL, PESANDO ATÉ 10kg, UTILIZADOS PARA PREPARAR, ACONDICIONAR OU SERVIR ALIMENTOS OU BEBIDAS

 

8210.00.10

Moinhos

10

8210.00.90

Outros

10

 

 

 

82.11

FACAS (EXCETO AS DA POSIÇÃO 82.08) DE LÂMINA CORTANTE OU SERRILHADA, INCLUÍDAS AS PODADEIRAS DE LÂMINA MÓVEL, E SUAS LÂMINAS

 

8211.10.00

-Sortidos

12

8211.9

-Outras

 

8211.91.00

--Facas de mesa, de lâmina fixa

12

8211.92

--Outras facas de lâmina fixa

 

8211.92.10

Para cozinha e açougue

12

8211.92.20

Para caça

12

8211.92.90

Outras

12

8211.93

--Facas, exceto as de lâminas fixas, incluídas as podadeiras de lâmina móvel

 

8211.93.10

Podadeiras e suas partes

12

8211.93.20

Canivetes com uma ou várias lâminas ou outras peças

12

8211.93.90

Outras

12

8211.94.00

--Lâminas

10

8211.95.00

--Cabos de metais comuns

10

 

 

 

82.12

NAVALHAS E APARELHOS, DE BARBEAR, E SUAS LÂMINAS (INCLUÍDOS OS ESBOÇOS EM TIRAS)

 

8212.10

-Navalhas e aparelhos, de barbear

 

8212.10.10

Navalhas

12

8212.10.20

Aparelhos

15

8212.20

-Lâminas de barbear de segurança, incluídos os esboços em tiras

 

8212.20.10

Lâminas

12

8212.20.20

Esboços em tiras

12

8212.90.00

-Outras partes

12

 

 

 

8213.00.00

TESOURAS E SUAS LÂMINAS

12

 

 

 

82.14

OUTROS ARTIGOS DE CUTELARIA (POR EXEMPLO: MÁQUINAS DE CORTAR O CABELO OU TOSQUIAR, FENDELEIRAS, CUTELOS, INCLUÍDOS OS DE AÇOUGUE E DE COZINHA, E ESPÁTULAS); UTENSÍLIOS E SORTIDOS DE UTENSÍLIOS DE MANICUROS OU DE PEDICUROS (INCLUÍDAS AS LIMAS PARA UNHAS)

 

8214.10.00

-Espátulas, abre-cartas, raspadeiras, apontadores de lápis (apara-lápis) e suas lâminas

10

8214.20.00

-Utensílios e sortidos de utensílios de manicuros ou de pedicuros (incluídas as limas para unhas)

10

8214.90

-Outros

 

8214.90.10

Máquinas de tosquiar e suas partes

10

8214.90.90

Outros

10

 

 

 

82.15

COLHERES, GARFOS, CONCHAS, ESCUMADEIRAS, PÁS PARA TORTAS, FACAS ESPECIAIS PARA PEIXE OU PARA MANTEIGA, PINÇAS PARA AÇÚCAR E ARTEFATOS SEMELHANTES

 

8215.10.00

-Sortidos contendo pelo menos um objeto prateado, dourado ou platinado

10

8215.20.00

-Outros sortidos

10

8215.9

-Outros

 

8215.91.00

--Prateados, dourados ou platinados

10

8215.99

--Outros

 

8215.99.10

De aço inoxidável

10

8215.99.90

Outros

10

 

CAPÍTULO 83
OBRAS DIVERSAS DE METAIS COMUNS

Notas

1. Na acepção do presente Capítulo, as partes de metais comuns devem ser classificadas na posição correspondente aos artigos a que se referem. Todavia, não se consideram como partes de obras do presente Capítulo os artigos de ferro fundido, ferro ou aço das posições 73.12, 73.15, 73.17, 73.18 ou 73.20, nem os mesmos artigos de outros metais comuns (Capítulos 74 a 76 e 78 a 81).

2. Na acepção da posição 83.02, consideram-se rodízios os artefatos com diâmetro (compreendendo a eventual banda de rodagem) não superior a 75mm ou com diâmetro (compreendendo a eventual banda de rodagem) superior a 75mm, desde que a largura da roda ou da banda de rodagem que lhe é adaptada seja inferior a 30mm.

(Vide Decreto nº 5.058, de 2004)

CÓDIGO NCM

DESCRIÇÃO

ALÍQUOTA (%)

83.01

CADEADOS, FECHADURAS E FERROLHOS (DE CHAVE, DE SEGREDO OU ELÉTRICOS), DE METAIS COMUNS; FECHOS E ARMAÇÕES COM FECHO, COM FECHADURA, DE METAIS COMUNS; CHAVES PARA ESTES ARTIGOS, DE METAIS COMUNS

 

8301.10.00

-Cadeados

10

8301.20.00

-Fechaduras dos tipos utilizados em veículos automóveis

15

8301.30.00

-Fechaduras dos tipos utilizados em móveis

10

8301.40.00

-Outras fechaduras; ferrolhos

10

8301.50.00

-Fechos e armações com fecho, com fechadura

10

8301.60.00

-Partes

10

8301.70.00

-Chaves apresentadas isoladamente

0

 

 

 

83.02

GUARNIÇÕES, FERRAGENS E ARTIGOS SEMELHANTES, DE METAIS COMUNS, PARA MÓVEIS, PORTAS, ESCADAS, JANELAS, PERSIANAS, CARROÇARIAS, ARTIGOS DE SELEIRO, MALAS, COFRES, CAIXAS DE SEGURANÇA E OUTRAS OBRAS SEMELHANTES; PATERAS, PORTA-CHAPÉUS, CABIDES E ARTIGOS SEMELHANTES, DE METAIS COMUNS; RODÍZIOS COM ARMAÇÃO, DE METAIS COMUNS; FECHOS AUTOMÁTICOS PARA PORTAS, DE METAIS COMUNS

 

8302.10.00

-Dobradiças de qualquer tipo (incluídos os gonzos e as charneiras)

10

8302.20.00

-Rodízios

10

8302.30.00

-Outras guarnições, ferragens e artigos semelhantes, para veículos automóveis

15

8302.4

-Outras guarnições, ferragens e artigos semelhantes

 

8302.41.00

--Para construções

10

8302.42.00

--Outros, para móveis

10

8302.49.00

--Outros

10

8302.50.00

-Pateras, porta-chapéus, cabides e artigos semelhantes

10

8302.60.00

-Fechos automáticos para portas

10

 

 

 

8303.00.00

COFRES-FORTES, PORTAS BLINDADAS E COMPARTIMENTOS PARA CASAS-FORTES, COFRES E CAIXAS DE SEGURANÇA E ARTEFATOS SEMELHANTES, DE METAIS COMUNS

15

 

 

 

8304.00.00

CLASSIFICADORES, FICHÁRIOS (FICHEIROS*), CAIXAS DE CLASSIFICAÇÃO, PORTA-CÓPIAS, PORTA-CANETAS, PORTA-CARIMBOS E ARTEFATOS SEMELHANTES, DE ESCRITÓRIO, DE METAIS COMUNS, EXCLUÍDOS OS MÓVEIS DE ESCRITÓRIO DA POSIÇÃO 94.03

10

 

 

 

83.05

FERRAGENS PARA ENCADERNAÇÃO DE FOLHAS MÓVEIS OU PARA CLASSIFICADORES, MOLAS PARA PAPÉIS, CANTOS PARA CARTAS, CLIPES, INDICADORES PARA FICHAS OU CAVALEIROS E OBJETOS SEMELHANTES DE ESCRITÓRIO, DE METAIS COMUNS; GRAMPOS APRESENTADOS EM BARRETAS (POR EXEMPLO: DE ESCRITÓRIO, PARA ATAPETAR, PARA EMBALAGEM), DE METAIS COMUNS

 

8305.10.00

-Ferragens para encadernação de folhas móveis ou para classificadores

10

8305.20.00

-Grampos apresentados em barretas

10

8305.90.00

-Outros, incluídas as partes

10

 

 

 

83.06

SINOS, CAMPAINHAS, GONGOS E ARTEFATOS SEMELHANTES, NÃO ELÉTRICOS, DE METAIS COMUNS; ESTATUETAS E OUTROS OBJETOS DE ORNAMENTAÇÃO, DE METAIS COMUNS; MOLDURAS PARA FOTOGRAFIAS, GRAVURAS OU SEMELHANTES, DE METAIS COMUNS; ESPELHOS DE METAIS COMUNS

 

8306.10.00

-Sinos, campainhas, gongos e artefatos semelhantes

12

 

Ex 01 - Sinos e carrilhões

0

8306.2

-Estatuetas e outros objetos de ornamentação

 

8306.21.00

--Prateados, dourados ou platinados

15

8306.29.00

--Outros

15

8306.30.00

-Molduras para fotografias, gravuras ou semelhantes; espelhos

12

 

 

 

83.07

TUBOS FLEXÍVEIS DE METAIS COMUNS, MESMO COM ACESSÓRIOS

 

8307.10

-De ferro ou aço

 

8307.10.10

Dos tipos utilizados na explotação submarina de petróleo ou gás, constituídos por camadas flexíveis de aço e camadas de plástico, de diâmetro interior superior a 254mm

5

8307.10.90

Outros

5

8307.90.00

-De outros metais comuns

5

 

 

 

83.08

FECHOS, ARMAÇÕES COM FECHO, FIVELAS, FIVELAS-FECHO, GRAMPOS, COLCHETES, ILHOSES E ARTEFATOS SEMELHANTES, DE METAIS COMUNS, PARA VESTUÁRIO, CALÇADOS, TOLDOS, BOLSAS, ARTIGOS DE VIAGEM E PARA QUAISQUER OUTRAS CONFECÇÕES OU EQUIPAMENTOS; REBITES TUBULARES OU DE HASTE FENDIDA, DE METAIS COMUNS; CONTAS E LANTEJOULAS, DE METAIS COMUNS

 

8308.10.00

-Grampos, colchetes e ilhoses

0

8308.20.00

-Rebites tubulares ou de haste fendida

10

8308.90

-Outros, incluídas as partes

 

8308.90.10

Fivelas

0

8308.90.20

Contas e lantejoulas

12

8308.90.90

Outros

10

 

Ex 01 - Partes

0

 

 

 

83.09

ROLHAS E TAMPAS (INCLUÍDAS AS CÁPSULAS DE COROA, CÁPSULAS DE ROSCA E ROLHAS VERTEDORAS), CÁPSULAS PARA GARRAFAS, TAMPÕES ROSCADOS, PROTETORES DE TAMPÕES OU BATOQUES, SELOS DE GARANTIA E OUTROS ACESSÓRIOS PARA EMBALAGEM, DE METAIS COMUNS

 

8309.10.00

-Cápsulas de coroa

5

8309.90.00

-Outros

5

 

 

 

8310.00.00

PLACAS INDICADORAS, PLACAS SINALIZADORAS, PLACAS-ENDEREÇOS E PLACAS SEMELHANTES, NÚMEROS, LETRAS E SINAIS DIVERSOS, DE METAIS COMUNS, EXCETO OS DA POSIÇÃO 94.05

0

 

Ex 01 - Triângulo de segurança

15

 

 

 

8311

FIOS, VARETAS, TUBOS, CHAPAS, ELETRODOS E ARTEFATOS SEMELHANTES, DE METAIS COMUNS OU DE CARBONETOS METÁLICOS, REVESTIDOS EXTERIOR OU INTERIORMENTE DE DECAPANTES OU DE FUNDENTES, PARA SOLDAGEM (SOLDADURA) OU DEPÓSITO DE METAL OU DE CARBONETOS METÁLICOS; FIOS E VARETAS DE PÓS DE METAIS COMUNS AGLOMERADOS, PARA METALIZAÇÃO POR PROJEÇÃO

 

8311.10.00

-Eletrodos revestidos exteriormente para soldar a arco, de metais comuns

10

8311.20.00

-Fios revestidos interiormente para soldar a arco, de metais comuns

10

8311.30.00

-Varetas revestidas exteriormente e fios revestidos interiormente, para soldar à chama, de metais comuns

10

8311.90.00

-Outros, incluídas as partes

10