Presidente participa de almoço com investidores no Fórum de Investimentos Brasil 2019

“O momento é mais do que oportuno e nós não podemos perder tempo”, afirmou.

publicado: 10/10/2019

O presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou em almoço no Fórum de investimentos Brasil (BIF 2019) nesta quinta-feira (10), em São Paulo, que o Brasil e os Estados Unidos estão cada vez mais próximos. O almoço foi oferecido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela U.S. Chamber of Commerce  (Câmara de Comércio dos EUA).

“E nós juntos podemos sim crescermos, aprofundarmos esses laços comerciais, de amizade, porque afinal de contas nós bem sabemos porque que houve este distanciamento Brasil-EUA”, referindo-se aos governos anteriores.

No almoço estiveram investidores norte-americanos que vieram ao Brasil para participar da terceira edição do BIF 2019. O senador norte-americano, Rick Scott, também marcou presença. O presidente disse que combinou com o senador uma viagem aos EUA, sem data ainda definida e também defendeu a administração do presidente dos EUA, Donald Trump, e desejou a ele a continuidade do trabalho que vem realizando à frente do governo. “Que ele tenha menos problemas com aqueles que não querem o bem nosso. E que ele possa realmente continuar fazendo esse trabalho maravilhoso que faz para o seu país. Ele quer uma América Grande e nós queremos um Brasil grande”, defendeu. 

Bolsonaro indicou o caminho que o Brasil quer para a região.  “O momento é mais do que oportuno e nós não podemos perder tempo”, afirmou.

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, disse que em entrevista ao Planalto, que o presidente Jair Bolsonaro está mostrando ao mundo as oportunidades que o Brasil tem a oferecer com segurança jurídica. “Ele tem conseguido mostrar ao mundo que o Brasil hoje vai oferecer para os investidores uma segurança jurídica muito grande, um país que vai ter as suas finanças equilibradas, que está reduzindo drasticamente a taxa de impostos, que vai desburocratizar para facilitar a vida de quem quer empreender no país e, principalmente, vai oferecer oportunidades enormes de um país rico, próspero e que tem o que proporcionar àqueles que decidirem colocar aqui os seus investimentos para ajudar nesta mudança que nós estamos buscando para o Brasil”.

Fórum de Investimentos Brasil (BIF 2019)

O Fórum de Investimentos Brasil (BIF 2019) reúne em São Paulo nos dias 10 e 11 de outubro 2200 participantes entre investidores, executivos de empresas nacionais e estrangeiras, formadores de opinião, ministros e autoridades de alto escalão do governo.

Considerado o maior evento para atração de investimentos na América Latina, é organizado pelo governo brasileiro por meio da Apex-Brasil, Ministério da Economia e Ministério das Relações Exteriores, contando com uma representação empresarial que abrange 64 países e 37 setores econômicos. 

Nesta terceira edição cinco setores são tidos como estratégicos para receber investimentos: infraestrutura, agricultura, inovação, tecnologia e energia. 

Segundo a Apex-Brasil, mais de 40% dos investimentos estrangeiros diretos recebidos pela América Latina tem como destino o Brasil, o que coloca o país na sétima posição no mundo nesta categoria, com investimentos externos de US$ 5.7 bilhões em 2018.

Fonte: gov.br