MDIC e setor privado discutem desafios para desenvolvimento de veículos elétricos no Brasil

Grupo se reuniu nesta quarta-feira em Brasília

Brasília (28 de setembro) – Servidores da secretaria de Desenvolvimento e Competitividade Industrial (SDCI) do MDIC se reuniram, nesta quarta-feira, com representantes do setor privado para debater o desenvolvimento de veículos elétricos no Brasil. Foram discutidos os principais desafios e oportunidades deste setor para o governo e a indústria automotiva.

A diretora do Departamento das Indústrias para a Mobilidade e Logística do MDIC, Margarete Gandini, destacou, na reunião, que as novas tecnologias de propulsão já são realidade no cenário internacional.OK

“O tema da eletromobilidade já está sobre a mesa. Vários modelos elétricos foram apresentados no Salão do Automóvel de Frankfurt. O Brasil está atento a isso. É importante destacar também que, no mercado, esses veículos elétricos irão coexistir com outros modelos já existentes”, explicou.

Esta também foi a avaliação do presidente da Associação Nacional de Veículos Automotores (Anfavea), Antonio Megale. Para ele, a indústria brasileira ‘deve olhar de forma ampla para todas as tecnologias disponíveis’.

“Um grande desafio é como vamos nos inserir no mercado. Temos que olhar para o que está sendo feito lá fora. Precisamos inserir essas tecnologias e produtos aqui no Brasil para que possamos, gradualmente, fazer parte da discussão global do assunto”, disse.

Participaram da reunião integrantes dos Ministérios de Minas e Energia (MME) e Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Inmetro, da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e BNDES.

Do setor privado, integraram a reunião membros da Anfavea, do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), Associação Brasileira da Indústria de Autopeças (Abeifa), Associação Brasileira de Baterias Automotivas e Industriais (Abrabat), Associação Brasileira de Veículo Elétrico (ABVE), AEA, BYD, Weg, Instituo Mauá de Tecnologia, CPFL Energia e Eletra. .

Veículos elétricos

Segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), mais de um milhão de veículos elétricos se encontravam em uso em 2015.

O mercado ainda está fundamentalmente concentrado na Europa: a Noruega tem 23% de participação desse total; a Holanda, 10%; e em outros quatro países do continente têm mais de 1% de participação (Suécia, Dinamarca, França e Reino Unido).

O governo brasileiro tem realizados estudos na área de eletromobilidade. Uma das iniciativas neste sentido é o projeto “Promob-e – Sistemas de Propulsão Eficiente”, executado pelo MDIC em parceria com o Ministério Alemão de Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ, na sigla em alemão) por meio da Agência de Cooperação Internacional (GIZ).

Esse projeto de cooperação tem o objetivo de auxiliar o governo na formulação de políticas públicas que estimulem a adoção de sistemas de propulsão mais eficientes. A parceria com a Alemanha teve início em janeiro e tem duração prevista até 2020.

Em quatro anos, o governo alemão deve dispender 5 milhões de euros para realizar seminários, oficinas e visitas técnicas que ajudem a mapear o atual cenário brasileiro no que se refere a eletromobilidade. Ao final deste prazo, a expectativa é que seja possível identificar atores, oportunidades e gargalos inseridos neste setor.

 

Fonte: mdic.gov.br