Evento apoiado pelo MDIC discute ampliação de exportações da região Nordeste

“Decola Nordeste” aconteceu nesta semana no Rio Grande do Norte; Estado também sediou o 19° Encontro Internacional de Negócios do Nordeste

Brasília (10 de novembro) – A ampliação das exportações do Nordeste foi tema de um evento realizado nesta semana em Natal (RN), que contou com o apoio do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

Promovido pelo Sebrae do Rio Grande do Norte e a Federação das Indústrias do Estado (Fiern), em parceria também com a Apex-Brasil e o Connect Americas, o “Decola Nordeste” debateu o cenário macroeconômico e as novas ações de estímulo às exportações e captação de investimentos da região.

O evento antecedeu a abertura oficial do 19° Encontro Internacional de Negócios do Nordeste (EINNE), realizado nessa quinta (9) e sexta-feira (10) também em Natal. Esse segundo encontro teve como objetivo dar maior visibilidade aos produtos de pequenos negócios nordestinos no mercado internacional e aumentar a quantidade de empresas da região na base exportadora brasileira.

Durante o EINEE, foi montado um estande do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), programa de apoio à exportação coordenado pela Secretaria de Comércio Exterior do MDIC. O público pôde tirar dúvidas a respeito do PNCE com técnicos do ministério e representantes de outras instituições parceiras do programa.

Desenvolvido em 2012, o PNCE já foi lançado em 23 unidades da federação, com o apoio de 144 instituições parceiras nacionais e estaduais, atendendo dez mil empresas. As ações desenvolvidas contribuíram para que 4.735 empresas exportassem pela primeira vez em 2016.

Resultados    

Na quinta-feira (10), primeiro dia das rodadas do 19º Encontro Internacional de Negócios do Nordeste (EINNE), foram realizadas mais de 723 negociações entre pequenas empresas da região e grupos compradores internacionais de 27 países, o que gerou mais de R$ 9,2 milhões em novas parcerias comerciais.

A expectativa do Sebrae-RN e da Fiern é gerar um volume de negócios da ordem de R$ 25 milhões a partir do encontro e ampliar a base de exportação dos estados da região.

 

Fonte: mdic.gov.br