Nota à imprensa dos ministros das Relações Exteriores e de Indústria, Comércio Exterior e Serviços

Restrições americanas às exportações de aço e alumínio – Nota à imprensa dos ministros das Relações Exteriores e de Indústria, Comércio Exterior e Serviços

No dia 30 de maio, o governo dos Estados Unidos publicou informações a respeito da entrada em vigor, a partir do dia 1o de junho, de novas restrições a suas importações de aço e alumínio com efeitos sobre o Brasil.

As exportações brasileiras de aço para os Estados Unidos estarão sujeitas a quotas, baseadas na média dos últimos três anos (2015-2017). A quota para o aço semi-acabado equivalerá a 100% dessa média. Para os produtos acabados (aços longos, planos, inoxidáveis, e tubos), a quota será de 70% da referida média.

As exportações brasileiras de alumínio estarão sujeitas a sobretaxa de 10%, adicionais às tarifas de importação atualmente em vigor.

As medidas restritivas são de responsabilidade exclusiva do Governo dos Estados Unidos e serão por ele administradas. O Governo brasileiro, em contato com o setor produtivo, acompanhará atentamente os seus efeitos sobre as exportações brasileiras.

Conforme indicado nas notas anteriores sobre o assunto, o Governo brasileiro considera que a aplicação das restrições sobre as exportações brasileiras não se justifica e segue aberto a construir soluções que melhor atendam às expectativas e necessidades de ambos os setores de aço e alumínio no Brasil e nos Estados Unidos, reservando seus direitos no âmbito bilateral e multilateral.

 

Fonte: mdic.gov.br