Pessimista, OMC reduz de 2,6% para 1,2% perspectiva para o comércio internacional em 2019

Brasília  –  A Organização Mundial do Comércio (OMC) reduziu de 2,6% para 1,2% suas previsões para o comércio global neste ano devido à escalada de tensões no comércio internacional e em especial à disputa comercial entre Estados Unidos e China e ao crescimento lento das economias, de acordo com publicação no site da OMC nesta terça-feira (1°).

Segundo o  diretor-geral da OMC, Roberto Azevêdo, “perspectivas sombrias para o comércio são desencorajadoras, mas não inesperadas. Além dos efeitos diretos, os conflitos aumentam a incerteza, o que está levando empresas a adiar investimentos que melhoram a produtividade e que são essenciais para elevar padrões de vida”.

Na visão da OMC, devido às incertezas comerciais, há um intervalo entre 0,5% e 1,6% para o crescimento deste ano. Para 2020, que também teve previsão derrubada de 3,0% para 2,7%, a OMC definiu o intervalo de 1,7% a 3,7%.

A Organização espera que o volume de comércio de mercadorias no mundo aumente 1,2% em 2019. Isso é uma redução significativa em relação à estimativa de abril, de 2,6%, e um crescimento muito menor que os 3% registrados no ano passado. Representantes da OMC mencionaram o aumento das tensões comerciais entre EUA e China e incertezas com relação ao plano do Reino Unido de saída da União Europeia.

Fonte: Comex do Brasil