Ministra da Agricultura se reúne com embaixadores do Golfo

Tereza Cristina participou de almoço com diplomatas na embaixada do Kuwait em Brasília. O presidente da Câmara Árabe, Rubens Hannun, e o vice-presidente de Relações Internacionais da entidade, Osmar Chohfi, também marcaram presença.

Publicado 28/11/2019

São Paulo – A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, se reuniu nesta quinta-feira (28) com embaixadores de países árabes do Golfo em almoço realizado na embaixada do Kuwait em Brasília. Ela estava acompanhada do secretário de Comércio e Relações Internacionais da pasta, Orlando Leite Ribeiro.

De acordo com informações da embaixada, foram discutidos temas como as relações do Brasil com a região e como aumentar o intercâmbio econômico e comercial e os investimentos, principalmente na área agrícola. Foram abordados também alguns problemas na área e apresentadas propostas para ampliar os negócios no setor.

Divulgação

Hannun (3º da dir. p/ esq.) participou do encontro

O presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Rubens Hannun, e o vice-presidente de Relações Internacionais da entidade, Osmar Chohfi, participaram do almoço, assim como representantes de instituições islâmicas que fazem certificação halal, ou seja, atestam que determinados produtos são próprios para o consumo de muçulmanos; e o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária da Câmara dos Deputados, Alceu Moreira (MDB-RS).

Entre os diplomatas, além do embaixador do Kuwait, Nasser Almotairi, estavam presentes os embaixadores da Arábia Saudita, Ali Abdullah Bahittam, do Catar, Ahmed Ibrahim Abdulla Al Abdulla, e de Omã, Amad Hamood Al Abri, e o encarregado de negócios da embaixada do Bahrein, Bader Al Hulaibi.

A ministra viajou em setembro à Arábia Saudita, Kuwait e Emirados Árabes Unidos, além do Egito, e tratou de questões sanitárias e da abertura dos mercados destes países para certos produtos brasileiros e vice-versa. A missão antecedeu visita do presidente Jair Bolsonaro aos Emirados, Catar e Arábia Saudita em outubro.

Divulgação

Diplomatas se reuniram na embaixada do Kuwait

Hannun destacou que o encontro desta quinta foi importante principalmente para agilizar tratativas iniciadas durante a viagem da ministra à região.

As exportações do agronegócio brasileiro aos países árabes do Golfo somaram US$ 3,1 bilhões de janeiro a outubro deste ano, um aumento de 2% em comparação com o mesmo período de 2018, segundo dados da Câmara Árabe. Os principais produtos da pauta são frango, açúcar, carne bovina, milho e soja.

Para o mundo árabe como um todo, as vendas do agronegócio brasileiro somaram US$ 6,8 bilhões, um crescimento de 2,1% na mesma comparação. Os principais itens embarcados são frango, açúcar, carne bovina, milho e gado vivo. A Arábia Saudita é o maior destino do setor na região, seguida do Egito e dos Emirados.

Fonte: anba.com.br