Trump vai retomar tarifas sobre alumínio e aço do Brasil e da Argentina

Segundo o norte-americano, ambos os países estão desvalorizando propositalmente as suas moedas em relação ao dólar; medida terá efeito imediato

Publicado em 02/12/2019

São Paulo — O presidente dos Estados UnidosDonald Trump, publicou em seu perfil no Twitter que irá reinstaurar as tarifas sobre aço e alumínio do Brasil e da Argentina. Segundo Trump, ambos os países estão desvalorizando propositalmente as suas moedas em relação ao dólar.

“O Brasil e a Argentina têm presidido uma desvalorização maciça de suas moedas, o que não é bom para os nossos agricultores. Portanto, com efeito imediato, restaurarei as tarifas de todos os aços e alumínio enviados para os EUA desses países“, afirmou ele. 

Donald J. Trump@realDonaldTrump · 1h

Brazil and Argentina have been presiding over a massive devaluation of their currencies. which is not good for our farmers. Therefore, effective immediately, I will restore the Tariffs on all Steel & Aluminum that is shipped into the U.S. from those countries. The Federal….

Donald J. Trump@realDonaldTrump

…..Reserve should likewise act so that countries, of which there are many, no longer take advantage of our strong dollar by further devaluing their currencies. This makes it very hard for our manufactures & farmers to fairly export their goods. Lower Rates & Loosen – Fed!15,5 mil07:59 – 2 de dez de 2019Informações e privacidade no Twitter Ads5.347 pessoas estão falando sobre isso

O presidente também aproveitou para criticar, novamente, o Federal Reserve — Fed. Para ele, “o Fed também deve deve agir para que os países não se aproveitem mais do dólar forte, desvalorizando ainda mais suas moedas.”

Histórico

Em maio de 2018, o governo Trump se comprometeu em não incluir a Argentina e o Brasil na lista dos países que teriam o alumínio e o aço taxados após pedidos do governo brasileiro.

Parceiros como Canadá, México e União Europeia foram os mais atingidos com o anúncio, à época feito para tentar anunciar as tarifas sobre importações dos produtos para tentar proteger a indústria norte-americana.

Na prática, empresas americanas que desejam importar aço tem um preço sobretaxado em 25%. No caso do alumínio, a tarifa é de 10%.

Fonte: exame.abril.com.br