Democracia e abertura econômica, eixos da 55ª Cúpula do Mercosul

Publicado: 05/12/2019

Em uma cúpula marcada pelo positivo balanço que deixa o ano de 2019, e especialmente o segundo semestre, os presidentes dos países membros do MERCOSUL destacaram o valor da democracia e a necessidade de seguir aprofundando os acordos comerciais alcançados neste ano.

Realizada na cidade brasileira de Bento Gonçalves, a LV Cúpula de Presidentes do MERCOSUL foi iniciada pelo mandatário brasileiro Jair Bolsonaro, encarregado da Presidência Pro Tempore (PPT) do bloco, que destacou que seu país aposta em um avanço do MERCOSUL de maneira racional e mais eficiente. Além disso, afirmou que o Brasil confia na abertura comercial do bloco e destacou que a defesa da democracia é um pilar do Mercosul.

De sua parte, o presidente paraguaio, Mario Abdo Benítez, que assumiu a PPT do primeiro semestre de 2020, ressaltou que o MERCOSUL é “o processo idôneo para gerar o desenvolvimento e o crescimento de nossas economias” e que as diferenças entre os países do bloco “devem servir para enriquecer o debate regional, sob os princípios da tolerância e dos valores comuns”.

Mauricio Macri, presidente da Argentina, declarou que “nestes anos avançamos no MERCOSUL como há décadas não fazíamos” e destacou que “os acordos históricos com a União Europeia e EFTA vão impactar positivamente nossas populações”. “É necessário fazer mais para que os benefícios cheguem a todos”.

Finalmente, Lucía Topolansky, vice-presidente do Uruguai, destacou que o semestre “foi bastante frutífero para o MERCOSUL” e que “os avanços nos impulsionam a seguir adiante”. Disse ainda que “no mundo atual não há soluções individuais, o MERCOSUL é um processo, não um milagre ou uma moda”.

Entre os principais acordos assinados pelos mandatários do bloco estão acordos de facilitação do comércio, cooperação policial, acesso a assinaturas digitais e ainda um acordo que beneficia as regiões fronteiriças.

Download de Atas, Comunicados, Declarações e Normas aprovadas na 55a Cúpula do MERCOSUL  e reuniões preparatórias.

Fonte: mercosur.int